O Grêmio que vai disputar o Campeonato Gaúcho se reapresentou nesta sexta-feira para iniciar os trabalhos. A base será da equipe sub-20, com o acréscimo de quatro jogadores que tiveram passagem pelo elenco principal e outros três que retornam de empréstimo. O técnico Marcelo Mabília será o comandante e garantiu competição 'aberta' com os forasteiros.
O elenco iniciou os testes físicos e avaliações no meio da tarde desta sexta, após o diretor-executivo de futebol Rui Costa e o presidente em exercício, Romildo Bolzan Jr., discursarem no vestiário. Os jogadores já fizeram um trabalho de bobinho, com bola, no gramado suplementar do Olímpico. Follmann, Jean Deretti, Matheus Biteco e Yuri Mamute são os garotos que "reforçam" o sub-20. Spessato, Emerson e Everaldo, que retornam de empréstimo, também estarão no elenco.
- Já trabalhei com todos, exceção do Everaldo e Follmann. Quem tiver melhor, joga. Sabem que precisam chegar nessas duas semanas e trabalharem forte. Os atletas da sub-20 estão em um outro momento físico, tiveram só 10 dias de descanso, mas fizeram preparação de cinco semanas para o Brasileiro. Vai ser uma competição sadia. Ficaram um ano inteiro no vestiário, adquiriram experiência, mas não é credencial para dar titularidade. Vamos avaliar, trabalhar, para montar a equipe da maneira que achamos que seja necessária para enfrentar os nossos adversários - destacou Mabília.
O Olímpico será o local da concentração para este grupo. Desde 2013, o Grêmio já trabalhava com a possibilidade de iniciar o Gauchão com o time sub-20, em caso de classificação para a Libertadores. A tendência é que os gremistas disputem os cinco primeiros jogos do Estadual, para que o profissional estreia na sexta rodada, antes do Gre-Nal, dia 9 de fevereiro, e da estreia na Libertadores, dia 13 de fevereiro. O primeiro jogo no Gaúcho será dia 19, contra o São José, no Passo D'Areia.