O Grêmio parece ter achado o sistema tático que melhor se adapta os jogadores e às características dos mesmos no elenco. O 3-5-2, colocado em prática no Gre-Nal por Renato Portaluppi, é o esquema que levou o time para a sua melhor colocação no Campeonato Brasileiro até então, 3º.
A retirada de um jogador no meio-campo automaticamente implica na entrada de um zagueiro. E esse foi Rhodolfo, que comentou sobre o entendimento do time neste sistema e exaltou o trabalho do técnico para que o posicionamento da defesa seja o mais correto possível ao longo dos jogos.
- O time se encaixou muito bem assim, tanto na marcação como no ataque o time vem bem. O resultado está aparecendo, nós jogadores ali atrás estamos seguros e mais entrosados a cada dia - afirmou. - Sim, ele conversa bastante para facilitar o nosso posicionamento durante o jogo e na bola parada para marcação individual - completou.
Mais que as orientações, o fato de Renato ser um ídolo gremista faz com que os jogadores se sintam mais estimulados dentro do Grêmio a ouvir e realizar o que é pedido.
- Acho que faz muita diferença e ele é uma pessoa que cobra muito e motiva muito o time. Isso faz com que a gente tente evoluir a cada dia - comentou.
Desta forma, Rhodolfo avalia como positivo o momento vivido pelo time dentro do Brasileirão, no caminho do objetivo que ele traçou para si e para o clube: o título.
- Estou indo bem e o time está vencendo. Vim para o Grêmio para ser campeão junto com o grupo. Se o Renato me mantiver, vou dar meu melhor sempre, mas jogando ou não, vou tentar ajudar o grupo de algum jeito - disse.