O Grêmio vive uma política de aposta nas categorias de base e contratações com um perfil mais barato. Diferentemente do início do ano, quando mirou em nomes de peso, a nova ideia é dar valor aos jogadores da casa e utilizar outros mais jovens, como Wendell e Moisés, que foram contratados pouco antes da parada do Brasileirão.
Cinco jogadores do Juventude vieram no início do ano, em meio a sete reforços de renome do Grêmio: Barcos, Vargas, Welliton, André Santos, Cris, Dida e Adriano - três deles por empréstimo e dois com contrato até o final de 2013. Para a segunda metade do ano, o nome mais conhecido foi o de Riveros, rodeado de atletas como Wendell, Maxi Rodriguez, Gabriel e Moisés.
O clube tenta criar uma fonte maior de receitas, ao contratar jogadores ainda em processo final de formação que podem ser revendidos no futuro. Da base tricolor, as fichas recaem sobre Lucas Coelho, Matheus Biteco e Yuri Mamute - Guilherme Biteco já está negociado com o Hoffenheim, da Alemanha.
- Estou preparado e trabalhei para esse momento. É só esperar o Luxemburgo me escolher e estou pronto para dar o melhor para o Grêmio - comenta Matheus Biteco.
Time titular fica sem "cria da casa"
A saída do volante Fernando para o Shakhtar Donetsk (UCR) fará com que o técnico Vanderlei Luxemburgo tenha de escolher entre Adriano e Riveros como o novo primeiro marcador do meio de campo e também representou o fim da presença da base do Grêmio naquele que é considerado o time titular.
Sem Fernando, o Grêmio agora conta nove jogadores revelados pelo clube: os goleiros Marcelo Grohe, Busatto e Matheus, o zagueiro Gérson, os volantes Matheus Biteco e Misael, o apoiador Guilherme Biteco (que já está negociado) e os atacantes Lucas Coelho e Yuri Mamute. No entanto, nenhum deles tem chances de se tornar de titular de imediato.
Os irmãos Biteco até foram utilizados com certa frequência por Luxa nos últimos meses. Matheus, por exemplo, que esteve, ao lado do lateral-direito Tinga (ainda dos juniores) e Yuri Mamute com a Seleção Brasileira sub-20, tem concorrência pesada por vaga no setor.
A mesma situação se aplica a Mamute e Lucas Coelho. Será que um "novo" Fernando surgirá?
Contratados junto ao Juventude em 2013:
Bressan
O zagueiro de 20 anos barrou o veterano Cris e forma a dupla de zaga com Werley.
Alex Telles
O lateral-esquerdo de 21 anos substitui André Santos e vem apresentando um bom futebol. Foi o primeiro a chegar do Juventude.
Ramiro
Volante, de 20 anos, veio para o time júnior do Grêmio, mas já teve oportunidades na equipe de cima.
Moisés
Volante e lateral-direito, contratado há um mês.
Follman
Está entre os goleiros do time principal. Chegou ao lado de Bressan, Ramiro e Paulinho - que está no time júnior.
Outros jovens que chegaram nesse ano
Gabriel
Zagueiro de 24 anos, contratado ao Lajeadense. Já teve oportunidades como titular.
Wendell
Lateral-esquerdo de 19 anos, revelação do Londrina. Terá a concorrência de Alex Telles, já que Fábio Aurélio deve ser aproveitado no meio.
Máxi Rodríguez
Meia de 22 anos, chegou do Montevideo Wanderers (URU). Opção para o setor criativo.
Jean Deretti
Meia de 20 anos, atuava no Figueirense. Ainda não teve uma sequência de jogos.
Apostas da base gremista
Yuri Mamute
Atacante de 18 anos, participou da Seleção sub-20. Teve oportunidades no Gauchão e chegou a ser relacionado na Libertadores.
Matheus Biteco
Volante de 17 anos, é considerado uma joia do clube. Vem tendo chances com Luxemburgo.
Gérson
Zagueiro de 20 anos. Pode ser emprestado para um clube da França. É visto como futuro titular.
Misael
Volante de 19 anos, se destacou em Seleções inferiores.
Lucas Coelho
Atacante de 18 anos, atuou na equipe B no Gauchão e já teve chance no Campeonato Brasileiro.
*Base do Grêmio ainda conta com os goleiros Busatto e Matheus.
Mais barato
Grêmio muda perfil nas contratações e também aposta nas categorias de base
Clube busca valorizar juniores e segue garimpando jovens oriundos de outras equipes
GZH faz parte do The Trust Project