Zé Roberto precisou de uma rodada do Campeonato Brasileiro para confirmar uma característica que vem lhe acompanhando ao longo de 2013. Logo na estreia do Tricolor pela principal competição nacional, o camisa 10 marcou o gol que abriu o caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, no domingo, no estádio Alfredo Jaconi. Foi o oitavo gol do meia na temporada, o dobro em relação ao ano passado, sendo que em 2012, Zé Roberto disputou 33 jogos oficiais e neste ano foram 19.
- Acho que se deve ao trabalho coletivo e à liberdade para chegar mais na área. Já atuei em várias funções do meio-campo ao longo daminha carreira, mas essa é a mais avançada. Chego com frequência por trás dos atacantes para ajudar no setor ofensivo. Além disso, treino muito as conclusões durante a semana e procuro estar concentrado para definir as jogadas. Como os jogos são muito equilibrados, não podemos desperdiçar oportunidades. Estou contente com o desempenho - avaliou.
Com oito gols, Zé Roberto é o artilheiro do Grêmio em 2013. Barcos e Elano aparecem na sequência com cinco. Ao ajudar o time a vencer na estreia do Brasileirão, o que não acontecia desde 2008, o jogador manteve a tradição de balançar a rede em todas as competições oficiais que disputou pelo clube gaúcho (lista abaixo).
- Tenho conseguido manter essa regularidade. O mais importante é quando a equipe consegue os três pontos, como aconteceu no domingo. O Campeonato Brasileiro é longo e todos os pontos somados são importantes. Não me preocupo com essa questão de ser o artilheiro do time, é até uma surpresa. O que tenho na cabeça é que temos que entrar em campo sempre com determinação e vontade de vencer. Fizemos um jogo equilibrado. Começamos bem a nossa trajetória. Temos qualidade para pensar em algo grande - completou Zé Roberto.
No dia 4 de junho, Zé Roberto completará um ano em Porto Alegre. Sempre que possível, o meia destaca a rápida identificação com a torcida gremista. Na temporada anterior, foi destaque nas campanhas do Brasileirão e da Copa Sul-Americana: anotou quatro gols e fez sete assistências. O contrato vai até dezembro, com possibilidade de estendê-lo por seis meses em caso de nova participação na Libertadores.