O volante Fernando garantiu o sono de muitos companheiros na quarta-feira, com o gol que garantiu a vitória sobre o Independiente Santa Fe por 2 a 1, na Arena, pela Libertadores. Souza foi um deles, que revelou o agradecimento ao companheiro no vestiário antes do treinamento desta quinta-feira, no Estádio Olímpico. O autor do gol decisivo, porém, rechaça o rótulo de artilheiro.
Em 2012, o jogador somou seis gols: marcou três pelo Gauchão, dois na Copa do Brasil e um no Brasileirão. Ficou muito marcado pelas cobranças de falta certeiras e pelos chutes de longa distância, como foi contra os colombianos. Mas acha que não é sua função e prefere exercer a marcação. Vai na linha de Luiz Felipe Scolari, seu comandante na Seleção Brasileira, e Vanderlei Luxemburgo.
- Até vou fazer, mas não tenho de fazer gol. Vamos dar segurança aos meias e atacantes, mas não é minha função. Vanderlei sempre diz isso. Souza e eu temos de defender e começar as jogadas - comentou o camisa 17, que dedicou o gol para a esposa e o filho após dificuldades no nascimento do garoto, de forma prematura.
Souza foi quem verbalizou o alívio do grupo com o gol marcado pelo volante, que garantiu a vitória mesmo o Grêmio com 10 jogadores em campo. Inclusive, o "convocou" para a Copa das Confederações, que será disputada em junho e julho no Brasil. Em 2013, são 16 partidas do camisa 17 e dois gols marcados.
- Dei um abraço no Fernando hoje. E disse. Garantiu meu sono. A Seleção deu confiança a ele. Ele me ajuda, temos confiança. Temos boa sintonia. Divide as tarefas. Valorizar a partida e o momento. Torcer para ele continuar bem. Ele vai pegar a Copa das Confederações. É um menino excepcional, não muda a maneira de ser - elogiou o camisa 5 Souza.
O volante e o restante do elenco retomaram os treinamentos na tarde desta quinta, com trabalhos leves para quem atuou. O restante do elenco fez um treino técnico. O grupo volta a trabalhar na manhã desta sexta-feira e entra de folga até segunda-feira, já que não está na decisão da Taça Farroupilha no Estadual. A viagem para a Colômbia acontece na próxima quarta, para aclimatação à altitude de 2,6 mil metros de Bogotá.
Pé calibrado
Decisivo contra o Santa Fe, Fernando rechaça fama de artilheiro no Grêmio
Volante Souza confia na convocação do camisa 17 por Felipão para a Copa das Confederações
GZH faz parte do The Trust Project