Não será por boas memórias que os atacantes do Grêmio deixarão de marcar no Fluminense na noite desta quarta-feira, no Engenhão, às 22h, pela Libertadores. Tanto o argentino Hernán Barcos, ainda dúvida, quanto o chileno Eduardo Vargas têm histórico de gols marcados contra times cariocas. O Pirata, inclusive, marcou há pouco mais de três meses, em cima do mesmo Flu, no Campeonato Brasileiro.
O argentino tem mais confrontos com os brasileiros. E um retrospecto de dar inveja: entre Copa Sul-Americana e Brasileirão, tem oito gols marcados contra equipes cariocas. Deixou sua marca, só contra o Botafogo, seis vezes. Fez quatro no Brasileiro, dois em cada confronto, dias 8 de agosto e 4 de novembro do último ano. Pela Sul-Americana, mais dois, dia 1º de agosto.
Em outras duas oportunidades, imitou o famoso pirata uma vez no dia 15 de agosto, contra o Flamengo, e diante do Fluminense, dia 11 de novembro. Somou oito dos 28 no ano contra clubes cariocas.
Já Eduardo Vargas também tem um retrospecto muito favorável enfrentando equipes no Rio de Janeiro. Pela Universidad do Chile, na Copa Sul-Americana de 2011, eliminou Flamengo e Vasco da Gama. Diante do rubro-negro de Luxemburgo, seu atual técnico, guardou dois no 4 a 0 do dia 19 de outubro. Já contra o Vasco, fez um, no dia 30 de novembro.
- Me dei bem aqui no Rio de Janeiro, ganhamos de 4 a 0 do Flamengo de Luxemburgo, fiz dois gols - disse, sorrindo, o chileno Vargas, após treinamento no Complexo do Engenhão.
A dupla deve ser o ataque na noite desta quarta-feira, contra o Fluminense.