Diante do Pelotas neste domingo, o Grêmio não poderá contar com a sua zaga titular. Gilberto Silva sofreu uma fratura no nariz e Werley teve outra nas costelas e ambos ficarão afastados do time nos próximos 10 dias.
Por conta disso, Luxemburgo deve apostar na dupla Vilson e Pablo. O primeiro já substituiu Gilberto diante do Avenida. O segundo, ainda não ganhou uma chance na equipe, mas já foi elogiado pelo treinador. Com uma nova dupla no setor defensivo, o goleiro Victor aposta no diálogo para atenuar a falta de ritmo de quem iniciar a partida.
- Os jogadores que vão entrar, mesmo que o Vanderlei ainda não tenha definido quem será, já estão com uma certa rodagem e estão acostumados a jogar partidas importantes. Da minha parte, preciso orientá-los como faço normalmente. Quando não se está numa sequência de jogos e as coisas precisam se encaixar, o diálogo e a comunicação dentro de campo são importantes para ajudar no posicionamento e tirar os espaços das equipes que atuarem contra nós - diz Victor, para completar:
- A gente fica triste, são companheiros de trabalho e jogadores que estão nos ajudando. Mas não podemos ficar lamentando. Temos jogadores no mesmo nível, em condições de substituí-los. Temos que dar confiança para que eles possam entrar e ter um rendimento a altura do que o Gilberto e o Werley estavam tendo.
O goleiro também ressalta que a evolução do time que já soma sete vitórias seguidas sob o comando de Vanderlei Luxemburgo passa por todos os setores. Com a marcação mais intensa, o rendimento do setor defensivo melhorou nos últimos jogos.
- A nossa evolução defensiva passa pelo pessoal da frente e do meio que tem ajudado na marcação. Isso tem facilitado bastante, espero que possamos continuar fazendo isso. O pessoal que não está jogando vem olhando os jogos e sabe o que o Vanderlei quer - acredita o goleiro.
Sobre os desfalques de Kleber, Gilberto Silva e Werley nas últimas partidas, Victor aponta que pegada é algo normal no Gauchão. No entanto, o goleiro alerta para o alto número de lesões geradas no campeonato e acredita que as jogadas violentas devem ser punidas com rigor pela arbitragem na competição.
- A gente vem numa sequência forte de jogos. Em pouco mais de dois meses de trabalho, fizemos 17 jogos na temporada. O Gauchão é um campeonato mais pegado, de um pouco mais de força, até excessiva. Mas não acredito em sorte ou azar. Mas se pegar as estatísticas dos outros campeonatos, o índice de lesões aqui é alto. Então serve de alerta para que se possa ser punido com mais rigor as jogadas mais violentas que comprometam a integridade dos atletas - comenta o goleiro.
O Grêmio volta a treinar na tarde deste sábado. No domingo, viajará de avião a Pelotas. O deslocamento, em dois aviões de pequeno porte, cada um com 19 lugares, terá início às 10h30min e irá durar 50 minutos. O retorno será às 19h30min. Segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo, a viagem aérea dá aos jogadores mais tempo para treinamento e repouso.
Mudanças no time
Victor acredita que orientação em campo dará confiança para a nova dupla na zaga
Sem Gilberto Silva e Werley, Vanderlei Luxemburgo deve formar a defesa com Vilson e Pablo
GZH faz parte do The Trust Project