Luxemburgo tem pressa. Embora assegure que não se sente pressionado depois da eliminação no primeiro turno do Gauchão, o técnico elevou ontem o nível de cobrança aos jogadores do Grêmio. Num treinamento sem sorrisos, foi enérgico nas exigências, para que os primeiros resultados positivos já sejam vistos amanhã, contra o Cerâmica.
Luxemburgo aproveitou ao máximo a semana inteira de trabalho que a eliminação nas semifinais da Taça Piratini provocou.
Por três dias seguidos, orientou treinamentos em dois turnos, com o foco voltado para a parte tática. Ontem, foi dia de um coletivo com cara de jogo. Como a entrada de torcedores não foi autorizada, as cobranças do treinador ecoaram pelo estádio vazio. A mais forte delas foi dirigida ao lateral direito Gabriel.
- Não estamos na avenida desfilando. Abre e te posiciona rápido - reclamou o técnico, numa cena seguida de pesado silêncio.
Mais tarde, na entrevista coletiva, ele explicou que, aos poucos, seu estilo será assimilado pelo grupo.
- Foi um trabalho duro, pesado. Meu estilo é de muita cobrança, para que o jogador se aproxime o máximo da realidade do jogo. Estão se ajustando a minha maneira. De repente, levam um susto - comentou.
Como a viagem para Sergipe, local de estreia na Copa do Brasil, será na segunda-feira, Luxemburgo admitiu que o treinamento de ontem também já serviu de preparação para o jogo contra o River Plate.
Cauteloso, ele espera um relatório detalhado de seu auxiliar Roger Machado, que viajou no início da semana para Sergipe. O técnico quer evitar surpresas como a ocorrida em 2002, quando treinava o Palmeiras e foi eliminado da Copa do Brasil pelo ASA, de Arapiraca. Cita, também, a eliminação do Real Madrid na Copa do Rei de 2009 pelo desconhecido Alcorcón.
- É copa. Se tomar um gol, daqui a pouco não faz mais a diferença - alerta, embora reconheça a diferença de estrutura entre as duas equipes.
Do treinamento, restou uma dúvida para a partida contra o Cerâmica. Como havia chegado apenas na véspera da viagem em que atuou pela Bolívia contra Cuba, Marcelo Moreno foi preservado. Luxemburgo lembrou que André Lima fez todos os trabalhos táticos e tem chances de ser escalado.
Gilberto Silva, já sem dores musculares, treinou e está confirmado, outra vez como zagueiro. Veterano, ele não escapou de uma brincadeira de Luxemburgo.
- Ele não é mais nenhum garoto. Tem que ser preservado um pouquinho - riu o treinador.
Próximos jogos:
04/03 - 16h - Cerâmica x Grêmio (Gauchão)
07/03 - 22h - River Plate-SE x Grêmio (Copa do Brasil)
11/03 - 16h - Grêmio x Novo Hamburgo (Gauchão)
Trabalho pesado
Urgências de Luxemburgo: Técnico reforça cobranças ao grupo do Grêmio
Estilo exigente é marca do treinador na primeira semana completa de treinamentos no Olímpico
Luís Henrique Benfica
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project