Maior vencedor da Copa do Brasil, ao lado do Cruzeiro, o Grêmio ostenta o tetracampeonato nesta competição, apontada como o "caminho mais curto" para alcançar uma vaga na Copa Libertadores.
A classificação para o torneio continental, aliás, é uma obsessão para o time agora comandado por Vanderlei Luxemburgo nesta temporada 2012. O pensamento corrente no clube é iniciar o próximo ano disputando a Libertadores na Arena, o novo estádio, erguido no bairro Humaitá, que deve ficar pronto até o dia 30 de novembro.
Foram 18 participações do Grêmio na Copa do Brasil. Já no primeiro ano, em 1989, o primeiro título. Os outros vieram em 1994, em 1997 e em 2001. Foram sete finais disputadas ao todo, com três vice-campeonatos. Na próxima quarta-feira, a busca pelo pentacampeonato tricolor na Copa do Brasil inicia diante do River Plate, do Sergipe. A partida está marcada para 22h no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju.
Nas vezes em que saiu vencedor da Copa do Brasil, o Grêmio iniciou sua participação fora de casa. Diante de Ibiraçu-ES (1989), Criciúma-SC (1994), Fortaleza-CE (1997) e Villa Nova-MG (2001), foram duas vitórias, uma derrota e um empate. Confira o levantamento que o zhEsportes fez dos jogos de estreia do Grêmio nestas quatro campanhas que resultaram no tetracampeonato na competição.
1989 - Estreia com vitória sobre o Ibiraçu-ES
Na campanha que resultou no primeiro título do Grêmio na Copa do Brasil, a estreia foi com o pé direito. Diante do Ibiraçu, no Estádio Engenheiro Araripe, em Vitória, no Espírito Santo, o time então comandado pelo técnico Cláudio Duarte venceu por 1 a 0 com um gol do lateral-direito Alfinete.
No jogo de volta, o Grêmio confirmou a classificação para a próxima fase com uma goleada por 6 a 0 no Estádio Olímpico. Na final, o Grêmio bateu o Sport Recife e garantiu seu título de forma invicta.
1994 - Estreia com empate com o Criciúma-SC
No ano do bicampeonato na competição, o Grêmio iniciou sua campanha com um empate em 2 a 2 diante do Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, na cidade homônima, em Santa Catarina. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time buscou a igualdade no placar com gols dos atacantes Carlinhos e Gílson. Pelo lado catarinense, o zagueiro Vilmar e o atacante Roger marcaram.
Na volta, o time de Felipão bateu o Criciúma por 2 a 1, no Estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo, e seguiu para a próxima fase. Na final, disputada no Olímpico, um gol do centroavante Nildo deu o segundo título ao Grêmio na Copa do Brasil.
1997 - Estreia com vitória sobre o Fortaleza-CE
Para levantar o terceiro título na Copa do Brasil, o Grêmio iniciou a campanha com uma vitória diante do Fortaleza, no Estádio Castelão, na cidade homônima, no Ceará. O técnico tricolor era Evaristo de Macedo e o resultado de 3 a 2 foi construído com dois gols de Zé Alcino e um de Paulo Nunes. Sandro Gaúcho e Paulo Silva marcaram para a equipe cearense.
No jogo de volta, no Olímpico, o Grêmio confirmou a classificação com uma vitória de 3 a 1. Na final, disputada contra o Flamengo, um empate em 2 a 2 em pleno Maracanã garantiu o tricampeonato tricolor na Copa do Brasil.
2001 - Estreia com derrota para o Villa Nova-MG
Na quarta e última conquista do Grêmio na Copa do Brasil, a participação no torneio iniciou com uma derrota frente ao Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, em Minas Gerais. Sob o comando do técnico Tite, mesmo com dois gols do lateral-direito Anderson Lima, o time mineiro venceu por 3 a 2 com dois gols de Paulo César e um de Wellington Amorim.
Na segunda partida, no Olímpico, o Grêmio aplicou uma goleada de 4 a 1 e obteve classificação para a próxima fase. Na final, disputada diante do Corinthians, uma vitória por 3 a 1 garantiu o quarto caneco gremista na Copa do Brasil.
Próximos jogos:
04/03 - 16h - Cerâmica x Grêmio (Gauchão)
07/03 - 22h - River Plate-SE x Grêmio (Copa do Brasil)
11/03 - 16h - Grêmio x Novo Hamburgo (Gauchão)
Retrospecto tricolor
Relembre as estreias do Grêmio nas campanhas vitoriosas na Copa do Brasil
Tetracampeão no torneio, Tricolor inicia participação em 2012 frente ao River Plate-SE
GZH faz parte do The Trust Project