A chegada de Vanderlei Luxembugo ao Grêmio é vista pelos jogadores como o início de uma era vitoriosa no Olímpico. O estilo exigente e detalhista do técnico reforça este pensamento. O volante Fernando fala das cobranças que o treinador tem feito ao grupo, principalmente após a derrota nos pênaltis para o Caxias no último domingo, que resultou na eliminação do time nas semifinais da Taça Piratini.
- Ele é muito exigente. Ele está chegando agora e tem muito o que cobrar. Ele vem com uma característica diferente e não é por acaso que ganhou tantos títulos na carreira. Ele, beirando a perfeição com a gente, temos muito a ganhar com ele - diz Fernando para completar:
- Acho que nem tudo é perfeito. Temos que aperfeiçoar sempre. Fomos cobrados no último jogo pelo gol tomado aos 40 do segundo tempo, o Vanderlei cobrou isso. Tudo serve para aprender. Não adianta ficar remoendo, vamos erguer a cabeça para ver o que tem lá na frente e seguir melhorando.
O próprio volante levou um puxão de orelhas individual de Luxemburgo. Primeiramente por um passe errado que originou o gol de Leandro Damião no Gre-Nal das quartas de final da Taça Piratini. Diante do Caxias, na semifinal, também gerou um contra-ataque da equipe serrana após um erro de passe, que resultou em um lance perigoso ao gol de Victor.
- Eu não estava enfeitando. Vinha fazendo o meu trabalho. Mas não deu certo e acabei errando alguns passes. Fui cobrado por isso, até o Vanderlei me cobrou hoje, quando fui dar uma virada de bola e falou como ele queria que eu fizesse. Sou novo ainda e tenho muito o que aprender. Tudo o que vier de bom, vou procurar assimilar para tentar melhorar - defende-se o volante.
Sobre as mudanças no time que deve encarar o Cerâmica no próximo domingo, em Gravataí, Fernando confia que a formação do meio-campo em losango, com a companhia de Léo Gago, Marco Antônio e Marquinhos pode dar conta do recado. O volante Souza, que desde sua chegada ao Olímpico assumiu uma vaga entre os titulares, sofreu uma lesão de grau 2 no adutor da coxa esquerda e será desfalque por 15 dias.
- Ele (Souza) é um jogador de qualidade, veloz e chega fácil na frente. Mas o professor treinou o Marco Antônio ali no lado direito. O Marco é um jogador de muita técnica, lógico que não tão veloz como o Souza. A gente perde um pouco em altura, mas ganha com a qualidade do Marco ali também - disse Fernando, que também comentou os treinamentos comandados por Luxa nesta quarta:
- Foi o primeiro dia que ele conseguiu trabalhar com o grupo. Hoje ele passou uma ideia do que quer do time. Uma equipe rápida, valorizando a posse de bola. Por isso ele parava a todo o instante, nos dizia o que queria, ajustando posicionamento. Ele gostou do treino e tem tudo para melhorar daqui para frente.
A programação de treinos para esta quinta prevê atividades em dois turnos visando a estreia na Taça Farroupilha diante do Cerâmica, neste domingo, em Gravataí. O time de Vanderlei Luxemburgo também iniciará sua participação na Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o River Plate-SE, no Sergipe.
Próximos jogos:
04/03 - 16h - Cerâmica x Grêmio (Gauchão)
07/03 - 22h - River Plate-SE x Grêmio (Copa do Brasil)
11/03 - 16h - Grêmio x Novo Hamburgo (Gauchão)
Cobranças do treinador
Fernando acredita que estilo exigente de Luxa aumentará rendimento do Grêmio
Volante acredita que ausência de Souza pode ser suprida por Marco Antônio no time titular
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: