Estreando no Gauchão em casa, o Grêmio foi surpreendido pelo Lajeadense. O bom público de 18.868 torcedores assistiram à equipe de Lajeado superar o Tricolor por 2 a 0. Os gols foram marcados por Ramos, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Tatá, no primeiro minuto do segundo tempo.
Confira, em fotos, como foi o jogo
Foi o primeiro jogo do técnico Caio Júnior no comando do Grêmio, que teve Kleber como a estreia mais aguardada. O atacante criou oportunidades, a melhor delas aos 19 minutos dos segundo tempo quando entrou perigosamente na área do Lajeadense, mas terminou sem marcar.
No último Gauchão disputado no Olímpico (em 2013, jogará na Arena), o Grêmio começou bem o primeiro tempo, garantindo a posse de bola e articulando jogadas. Douglas foi um dos destaques, realizando bons lançamentos.
Apesar da pressão, o Tricolor falhou em finalizações e esbarrou diversas vezes no goleiro Fernando. O Lajeadense teve seu primeiro escanteio apenas no final do primeiro tempo, e aproveitou a chance. Aos 45 minutos, Bindé cobrou, e Ramos abriu o placar, de cabeça.
Foi o sinal de uma virada no jogo. No segundo tempo, o Lajeadense ganhou confiança e cresceu. Logo no primeiro minuto, Kleber perdeu a bola e deu a oportunidade para o contra-ataque. Jandson lançou para Tatá, que ampliou para 2 a 0.
Aos 15 minutos da etapa complementar, o Lajeadense passou a jogar com 10 homens, após expulsão de Bruninho. Ele levou o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho, por simulação na área do Grêmio.
Mas o time do técnico Caio Júnior não conseguiu aproveitar a superioridade numérica. O Grêmio teve cada vez mais dificuldade de entrar na área do Lajeadense, que apresentou bom poder de marcação e segurou a vantagem até o final.
GAUCHÃO 2012
GRÊMIO X LAJEADENSE
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Horário: 21h.
Grêmio (0): Victor; Mário Fernandes, Saimon, Douglas Grolli, Julio Cesar; Fernando (Marquinhos), Léo Gago, Marco Antônio (Yuri Mamute) e Douglas; Miralles (Leandro) e Kleber. Técnico: Caio Júnior.
Lajeadense (2): Fernando; Bindé, Micael, Gabriel e Barone; Rudiero, Ramos, Willian e Bruninho; Jandson (Adriano) e Tatá (Jean). Técnico: Ben-Hur Pereira. Técnico: Ben-Hur Pereira.
Gols: Ramos (45 min./1º) e Tatá (1 min./2º).
Cartões amarelos: Fernando e Yuri Mamute (Grêmio) e Tatá, Bruninho e Fernando (Lajeadense).
Cartão vermelho: Bruninho (Lajeadense).
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Júlio Cesar dos Santos e Marcelo Oliveira e Silva.