Pelotas e Monsoon estão garantidos no Gauchão do próximo ano. Neste domingo (28), as equipes que eliminaram, respectivamente, Inter-SM e Passo Fundo na semifinal da Divisão de Acesso. Agora, os dois clubes lutam pelo título de campeão.
O primeiro confronto entre as duas equipes será na quarta-feira (31), no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas, às 20h. A partida de volta está marcada para as 15h de domingo (4), em local a definir. O mando é do Monsoon, que fez os jogos contra o Passo Fundo no Passo D'Areia, estádio do São José, na zona norte da Capital.
Para chegar à final, o Pelotas bateu o Inter-SM por 2 a 1. No jogo de ida, as equipes empataram em 0 a 0. Neste domingo no Presidente Vargas, o time da zona sul abriu o placar aos cinco minutos do segundo tempo em cobrança de pênalti convertida por Vitor Júnior.
O Pelotas ampliou a vantagem aos 28, com Warlei aproveitando sobre na área para balançar as redes. Os donos da casa descontaram aos 36, com Michel em cobrança de pênalti. A reação, no entanto, não foi suficiente para impedir a eliminação do Inter-SM.
No Passo D'Areia, Monsoon e Passo Fundo empataram em 0 a 0 pela segunda vez. Com isso, a definição do finalista — e de quem se classificaria para a elite do futebol gaúcho — foi para os pênaltis. Na marca da cal, brilhou o goleiro Max, que defendeu três cobranças do Passo Fundo e garantiu a equipe da Capital pela primeira vez no Gauchão.