Chegou a hora. Neste sábado (20), 12 clubes começam a decidir quem manda no Rio Grande do Sul quando o assunto é futebol. No Guia acima, confira como chegam cada um dos participantes, curiosidades e os prováveis times para o início do Gauchão 2024.
E, neste ano, o Estadual tem tudo para atingir marcas históricas. Para o bem e para o mal. Enquanto o Grêmio pode conseguir o segundo heptacampeonato da sua história — feito atingido somente entre 1962 e 1968 — o Inter precisa interromper a sequência de títulos do rival para evitar um recorde negativo. Caso não seja campeão, o Colorado chegará à maior seca de títulos gaúchos desde a fundação do clube. Já são sete anos longe da taça estadual. A conquista mais recente foi em 2016.
E os times do Interior, por sua vez, têm mais uma chance de voltar a comemorar. O Novo Hamburgo, em 2017, foi o último clube além da dupla Gre-Nal a levantar o troféu do Gauchão, ao bater o Inter, nos pênaltis, na decisão.
Os novos integrantes da Série A serão Santa Cruz e Guarany de Bagé, que subiram da Divisão de Acesso em 2023. A primeira divisão do Gauchão contará com: Grêmio, Inter, Caxias, Juventude, Ypiranga, São José, Brasil, Novo Hamburgo, Avenida e São Luiz.
Com exceção de Grêmio, Inter e Juventude, que tiveram um 2023 "mais longo", as demais equipes começaram a pré-temporada entre novembro e dezembro. Além disso, os clubes movimentaram os campos do Interior com jogos-treino, muitos dos quais já colocaram frente à frente os próprios participantes do estadual. Agora, é momento de colocar em prática o planejamento das últimas semanas para saber quem, em 6 de abril, data do segundo jogo da final, vai soltar o gripo de "É campeão!".