A bola voltará a rolar pelo Gauchão neste final de semana. A dupla Gre-Nal chega em momentos diferentes na competição. O Grêmio vem de seis títulos consecutivos (2018 até 2023) e foi vice-campeão brasileiro no ano passado, mas perdeu Luis Suárez, seu expoente técnico. Do outro lado, o Inter quer quebrar o jejum de sete anos sem conquistar o campeonato estadual e foi forte no mercado de reforços.
Além disso, os times do interior querem quebrar a hegemonia da dupla. Mas qual deles pode surpreender a Dupla e repetir o feito do Novo Hamburgo em 2017? Diante deste cenário, GZH consultou seus colunistas para saber que time do Interior pode surpreender no Gauchão. Confira:
Eduardo Gabardo
Tirando a dupla Gre-Nal, a minha aposta no Gauchão é o Juventude. De volta à Série A do Brasileiro, o clube da Serra tem tudo para fazer uma boa campanha no Estadual, o que não conseguiu em 2023. O clube perdeu Thiago Carpini, mas fez muito bem a reposição com Roger Machado. Na comparação com as demais equipes do interior, tem algo fundamental, que é uma cota de TV maior. Com um bom grupo de jogadores, terá condições de brigar para surpreender a Dupla.
José Alberto Andrade
Não chega a ser surpresa, mas uma necessidade de afirmação. O Juventude fez uma brilhante campanha na Série B em 2023, subiu para a Primeira Divisão Nacional, onde receberá mais recursos e, mesmo perdendo seu comandante, se mostra um clube afirmado e com equipe suficiente para fazer valer esta condição de integrante da Série A nacional. A troca imediata de treinador, com a saída de Thiago Carpini e a contratação quase imediata de Roger Machado mostrou agilidade da diretoria com régua alta. Está habilitado a pensar em título, algo que nos últimos anos não aconteceu.
Marcos Bertoncello
Juventude. A boa situação financeira do clube abre a possibilidade de o time surpreender. Vem de um acesso importante para a Série A do Brasileirão e conta com um técnico que precisa dar uma reposta na carreira. Roger Machado começou sua vida de treinador justamente no Alfredo Jaconi e agora tem a chance de organizar um trabalho consistente em 2024.
Pedro Ernesto Denardin
Caxias. A preparação tem sido muito boa e os jogadores contratados têm boa qualidade. Começa o ano pensando em subir para a Série B e, por isso, usa o Gauchão para ajeitar o time. Acho que será uma surpresa agradável.