O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) marcou para a próxima segunda-feira (27), às 16h, o julgamento de Rogério Zimmermann pelas ofensas ao árbitro Wagner Echevarria após a derrota do Brasil de Pelotas para o Inter por 1 a 0. O técnico do time pelotense poderá ser suspenso por até 10 partidas.
Zimmermann foi denunciado nos artigos 243-F § 1º: "Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto" e 258 "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva" do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) .
Além disso, pelo comportamento de seu treinador, o Brasil no artigo 258-D do CBJD: "para a entidade de prática desportiva a que estiver vinculado o infrator", e ao clube pelotense poderá ser aplicada multa de até R$ 10 mil.
Expulso após o encerramento da partida por críticas ao árbitro, o zagueiro Rafael Dumas também será julgado. Ele foi denunciado nos artigos 258, §2º, II "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões" e 243-F, §1º " Ofender alguém em sua honra". A punição máxima também é de 10 partidas.
Entenda o caso
O Inter venceu o Brasil de Pelotas por 1 a 0, em jogo válido sétima rodada do Gauchão, com um gol de pênalti anotado por Pedro Henrique. A marcação da penalidade de Rafael Dumas em Rodrigo Moledo foi polêmica e gerou muitas reclamações por parte do clube pelotense. Em entrevista coletiva após a derrota, Rogério Zimmerman destinou grande parte do tempo para criticar a atuação do árbitro Wagner Echevarria, também citando um pênalti não marcado em Márcio Jonatan, atacante xavante, no segundo tempo.
— Quando é que teremos um árbitro que não seja ca***, que apite para os dois lados? — questionou o treinador do Brasil.
Conforme a súmula de Wagner Echevarria, o zagueiro Rafael Dumas recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso após a partida por "ir em direção ao quarteto de arbitragem reclamando e gesticulando acintosamente". Após receber o cartão vermelho, ainda conforme a súmula, disse: "tu estás de sacanagem, seu p** no c*".