Na 10ª colocação, o União-FW tem um único objetivo no Campeonato Gaúcho: a permanência na primeira divisão. Campeão da Divisão de Acesso em 2021, o clube de Frederico Westphalen apostou na manutenção do elenco e trouxe alguns reforços pontuais para fazer uma campanha regular na elite do futebol gaúcho e não correr riscos de ser rebaixado.
Entretanto, até o momento, o clube tem encontrado dificuldades na sua missão. Em seis partidas disputadas, foram apenas quatro pontos conquistados — vitória diante do Juventude e empate com o Novo Hamburgo. Mesmo assim, o técnico Daniel Franco aposta na repetição do time que vem atuando. A base tem os mesmos titulares que iniciaram o jogo na derrota para o Aimoré.
O provável time que atuará contra o Grêmio tem: Luis Cetin; Lessa, Talis, Cleiton e Jander; Igor Silva, Marquinhos e Eliomar; Joãozinho, Laion e Daivison.
A principal ausência entre os relacionados para o jogo é o atacante Mazinho. Principal contratação para a temporada, o atacante foi dispensado nesta semana. O jogador entrou em atrito com a diretoria e comissão técnica e, por isso, teve seu contrato rescindido.
O jogador de 34 anos tinha o maior salário do elenco e entrou em rota de colisão com o clube. O desentendimento teria a ver com a não ida do atleta para o jogo contra o Aimoré, no último fim de semana, em São Leopoldo.