A semana marca o início do Gauchão e, pela terceira vez seguida, teremos as disputas da capital contra Caxias do Sul logo na primeira rodada. Na quarta-feira (26), Juventude e Inter jogam às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, enquanto às 19h, o Grêmio recebe o Caxias, na Arena. No retrospecto recente, os confrontos apresentam contratastes diferentes entre os duelos das duplas Gre-Nal e Ca-Ju.
O cenário em 2022 será repetido pelo Inter no aspecto “nova era”. Lá em 2020, a estreia do estadual contra o Juventude marcou o início de trabalho de Eduardo Coudet. Dê pênalti, Thiago Galhardo fez o único gol no Alfredo Jaconi, garantindo os primeiros três pontos do novo treinador.
Por coincidência, técnico e jogador seguem defendendo a mesma camisa, agora a do Celta de Vigo, da Espanha. O Inter, por sua vez, será comandado por Alexander Cacique Medina, que terá o Gauchão como primeiro desafio.
Naquela ocasião, Coudet escalou o Colorado com Marcelo Lomba; Heitor, Roberto (Cuesta), Pedro Henrique e Uendel; Musto; Marcos Guilherme, Nonato (Edenilson) e Wellington Silva (Lindoso); Sarrafiore e Thiago Galhardo.
A então equipe comandada por Marquinhos Santos tinha Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Reynaldo e Eltinho (Felippe); João Paulo, Marciel; John Lennon, Pedro Ken (Clayton), Bruno Alves; Wallace (Odivan).
No ano passado, com o término do Brasileirão quatro dias antes do início do Estadual, o Inter optou por dar oportunidade aos garotos, enquanto o elenco principal estava de férias. Sob o comando do técnico Fábio Mathias, o time bateu o Juventude por 1 a 0, com gol de Guilherme Pato, no estádio Beira-Rio.
A escalação teve Daniel; Lucas Mazetti (Igor Pereira), Pedro Henrique (Tiago Barbosa), João Félix e Léo Borges; Johnny, Lucas Vital (João Pedro), Lucas Ramos e Nicolas (Amaya); Guilherme Pato e Vinícius Mello (Matheus Cadorini).
A equipe da serra jogou com Marcelo Carné; Igor (Paulo Henrique), Cleberson, Emerson e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Renan Bressan) e Yago (Marcos Vinicios); Matheuzinho, Capixaba (Roberto) e Matheus Peixoto (Rafael Grampola).
Grêmio contra o Caxias
Quando se trata de Grêmio e Caxias, os últimos dois resultados válidos pela primeira rodada são favoráveis ao time da Serra.
Em 2020, no primeiro jogo do estadual, o time de Renato Portaluppi entrou em campo com a equipe principal. Entre eles estavam o goleiro Vanderlei, o lateral Victor Ferraz e o volante Lucas Silva, recém-contratados. Após falhas do novo goleiro e do novo meio-campista, o atacante Tilica e o lateral-direito Ivan marcaram e garantiram a vitória por 2 a 0 do Caxias, na Arena.
Naquele jogo, Renato mandou o time a campo com Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon, Lucas Silva (Isaque); Alisson, Patrick (Ferreira) e Everton; Luciano.
Já a formação de Rafael Lacerda tinha Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano (Yuri), Carlos Alberto; Tilica (Bruno Ré), Diogo Oliveira e Juninho Potiguar; Gilmar.
Na última temporada, o encontro que estava previsto logo na estreia do torneio precisou ser adiado. Na ocasião, a partida do Tricolor contra o Independiente Del Valle, pela Libertadores, precisou ser remarcada pela Conmebol por conta de questões da pandemia. O duelo pelo estadual só foi realizado após mais de um mês após o início da competição. O jogo disputado em 16 de abril, no estádio Centenário, terminou em um empate sem gols.
A primeira formação sem Renato, que saiu logo após a eliminação na Copa Libertadores, foi montada por Thiago Gomes com: Brenno; Rafinha, Paulo Miranda, Ruan e Felipe; Thiago Santos (Lucas Silva) e Darlan; Ferreira, Jean Pyerre e Pepê (Léo Chú); Ricardinho (Elias).
O técnico Rafael Lacerda montou a equipe grená com Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano e Tontini (Marlon); John Lennon, Jhon Cley (Diogo Oliveira) e Mazola (Milla); Giovane Gomez (Gleydson).
Nesta quarta-feira, Vagner Mancini voltará a comandar o Grêmio em um jogo de Gauchão após 14 anos. A última partida do comandante com a equipe no estadual foi na vitória por 2 a 0 sobre o Novo Hamburgo, em 9 de fevereiro de 2008.