Tão logo a árbitra do Gre-Nal pela final do Gauchão apitou o fim do primeiro tempo, a técnica da Seleção, Pia Sundhage, voltou-se para o preparador de goleiras, Thiago Mehl, e a auxiliar técnica, Beatriz Vaz, para debater o que havia visto de melhor nos primeiros 45 minutos de jogo. Nas mãos de Bia, um caderno aberto na folha que trazia a escalação do Grêmio registrava as anotações da primeira etapa.
— A gente observa não só o desempenho com a bola no pé, mas também a postura e comportamento mental das atletas num clássico — detalhou a auxiliar, enquanto perdia a atenção de Pia, que pausou a conversa para atender torcedores que pediam fotos:
— Ela gosta, não é incomodo, a gente sabe que isso é parte do reconhecimento que a modalidade precisa buscar.
Única convocada por Pia na chamada mais recente, a goleira Lorena, do Grêmio, era o principal interesse do preparador de goleiras, Thiago Mehl. A arqueira gremista conquistou a titularidade do Tricolor ao longo da temporada e vestiu a amarelinha em campo contra a Venezuela no torneio de Manaus.
— Ela está melhorando o posicionamento, se acostumando a ficar mais adiantada, pois é mais alta e pode fazer isso. A saída do gol em bola alta dela também é algo muito interessante, a nível de futebol mundial. E com o fator psicológico de um clássico decisivo isso é ainda mais valorizado — revelou Thiago Mehl.
No caderno da auxiliar Bia, se via um círculo em redor do número 4 e outro da número 10, respectivamente a zagueira Andressa e da meia Maiara, a Mai Mai, autora do primeiro gol do jogo.
— O futebol feminino precisa de espetáculo, e está final é um desses jogos. Tanto a Federação quanto a CBF estão acreditando na modalidade e isso vai significar uma Seleção cada vez mais forte também — comentou Duda Luizelli, coordenadora de futebol feminino da CBF, entre uma e outra tradução de diálogo envolvendo a sueca Pia Sundhage, ao seu lado.
Quando Lorena pegou o primeiro pênalti, o preparador de goleiras e a auxiliar Bia se olharam, trocaram palavras, fizeram sinal de positivo cm a cabeça e concluíram com mais uma anotação no caderno da técnica Pia.