As vitórias no último final de semana garantiram Grêmio e Inter na decisão do Gauchão desta temporada. Os Gre-Nais, no entanto, não são praxe nas finais dos últimos anos.
De 2012 para cá, o clássico decidiu apenas três vezes o Estadual (2014, 2015 e 2019). Nas outras seis oportunidades, ou gremistas ou colorados brigaram pelo título com outros clubes: Caxias (duas vezes), Juventude (duas vezes), Novo Hamburgo e Brasil-Pel.
Mesmo com o maior investimento por parte da Dupla, por vezes, as equipes acabam caindo pelo caminho, sejam em duelos um contra o outro — como em 2020 —, ou então quando acabam caindo para times com menos poderio financeiro — como em 2017, quando o Tricolor foi eliminado na semifinal e o Colorado perdeu a final para o Novo Hamburgo.
Confira como foram as finais
2012 - Inter x Caxias
O Inter se sagrou campeão gaúcho após bater o Caxias na decisão. A competição era dividida em dois turnos. No primeiro, o Tricolor, após bater o Colorado nas quartas, perdeu para o time da Serra na semi e foi eliminado. No returno, foi derrotado pelo arquirrival na final e ficou de fora da finalíssima.
2013 - Inter x Juventude
Assim como em 2012, o Inter venceu o Gauchão. O Grêmio ficou de fora da decisão após perder para o Colorado no primeiro turno e ser eliminado pelo Juventude no turno seguinte.
2014 - Inter x Grêmio
Os dois times chegaram à final, mas o Inter, de Abel Braga, levou a melhor após vencer as duas partidas da decisão. Na Arena, vitória por 2 a 1 contra o Grêmio, de Enderson Moreira. Em Caxias, goleada por 4 a 1 e mais um título gaúcho na conta colorada.
2015 - Inter x Grêmio
Na única vez que um Gre-Nal decidiu o Gauchão por dois anos seguidos, o Inter levou a melhor de novo. Dessa vez, empatou na Arena e depois venceu no Beira-Rio por 2 a 1.
2016 - Inter x Juventude
Em turno único, o Colorado fez sua parte e chegou à final do Gauchão. Já o Tricolor, de Roger Machado, sucumbiu ao Juventude nas semifinais. Depois do time da Serra vencer no Alfredo Jaconi por 2 a 0, o Grêmio até venceu a partida da Arena por 3 a 1, mas foi eliminado pelo gol sofrido em casa. O Inter se sagraria hexacampeão gaúcho.
2017 - Inter x Novo Hamburgo
No ano que foi campeão da Libertadores, o Grêmio, já treinado por Renato Portaluppi, parou mais uma vez na semifinais do Gauchão. Com dois empates, a vaga na final contra o Novo Hamburgo foi decidida nas penalidades, com o time do Vale do Sinos levando a melhor. O Noia enfrentou o Colorado na final e, mais uma vez nos pênaltis, levou o título.
2018 - Grêmio x Brasil-Pel
Depois de uma campanha abaixo da média na fase classificatória, o Grêmio enfrentou o Inter nas quartas. Venceu na Arena por 3 a 0 e perdeu no Beira-Rio por 2 a 0, mas mesmo assim se garantiu na próxima fase. Na final, venceu o Brasil-Pel e voltou a ser campeão gaúcho depois de oito anos.
2019 - Grêmio x Inter
Na última vez que as duas equipes se enfrentaram na final do Gauchão, o Tricolor levou a melhor nas penalidades após dois empates em 0 a 0.
2020 - Grêmio x Caxias
O título da temporada passada ficou com o Grêmio. O Inter nem sequer chegou à final. No primeiro turno, dentro do Beira-Rio, foi eliminado pelo Tricolor ao perder por 1 a 0, com gol de Diego Souza. A Dupla voltou a se encontrar na final do segundo turno, mas a equipe à época comandada por Renato Portaluppi venceu por 2 a 0, garantindo o título do returno.