A terceira rodada do Gauchão ficou marcada pela competência dos visitantes. Nas cinco partidas disputadas no sábado (6) e na segunda-feira, foram quatro vitórias de visitantes e apenas uma vitória de mandante.
Com a final da Copa do Brasil no último domingo, o Grêmio teve mais um jogo adiado no Estadual. Já o Inter, que segue com uma equipe basicamente sub-20, amargou sua primeira derrota na competição: em casa, levou 2 a 1 para o São Luiz.
Esportivo 0x1 Brasil-Pel
O Brasil-Pel superou o Esportivo por 1 a 0, na noite deste sábado, fora de casa, na Montanha dos Vinhedos, e conquistou a primeira vitória no Gauchão 2021. O único gol da partida foi marcado por Netto, aos 19 minutos do primeiro tempo. A partida abriu a terceira rodada do Estadual.
Inter 1x2 São Luiz
Em noite histórica, o São Luiz venceu o Inter pela primeira vez no Beira-Rio. O time de Ijuí fez 2 a 1, na noite desta segunda (8). O triunfo do São Luiz saiu aos 49 minutos do segundo tempo, graças a gol contra do zagueiro colorado Tiago Barbosa. O primeiro gol foi marcado aos 38 minutos do primeiro tempo, quando Hugo Almeida aproveitou cobrança de falta e desviou de cabeça para as redes. O empate do Inter saiu aos 17 minutos do segundo tempo. Yuri Alberto recebeu cruzamento de Heitor, dominou na área e escorou para o gol.
Pelotas 0x2 Ypiranga
O Ypiranga venceu o Pelotas por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, fora de casa, na Boca do Lobo. Jean Silva e Caprini anotaram os gols da partida. Com a vitória, o time de Erechim se consolida na liderança da competição, com sete pontos. Por sua vez, o time pelotense soma apenas dois e é o atual vice-lanterna.
Novo Hamburgo 1x3 Juventude
O Juventude conquistou a primeira vitória no Gauchão 2021. Na noite desta segunda-feira, venceu o Novo Hamburgo por 3 a 1, fora de casa, no Estádio do Vale. Autor de dois gols, o atacante Capixaba foi o destaque do jogo. O primeiro gol foi marcado logo aos seis minutos, graças a chute de longe de Matheuzinho. Aos 40 minutos, Capixaba acertou um chute da entrada da área e ampliou. Na segunda etapa, o zagueiro Igor descontou de cabeça aos 10 minutos, enquanto Capixaba decretou o 3 a 1 aos 31.
Caxias 3x2 Aimoré
Em jogo muito disputado, o Caxias venceu o Aimoré por 3 a 2 nesta segunda-feira, no Centenário. O destaque da partida ficou por conta do lateral-direito Ivan, autor de três gols. João Denoni e Janeudo marcaram para a equipe de São Leopoldo. Essa foi a segunda vitória seguida do time da Serra na competição. O Caxias ficou na terceira colocação, com seis pontos — a mesma pontuação do Aimoré. Já o Índio Capilé é vice-líder devido ao número de gols marcados.