O Campeonato Gaúcho de futebol feminino inicia neste domingo (29), pela terceira vez sendo organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Brasil-Far e Inter abrem a primeira rodada neste domingo (29), às 19h, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha.
Atual campeão gaúcho, o Inter é um dos favoritos para buscar o título, assim como o rival Grêmio (vice-campeão da edição passada). Ainda tem os remanescentes do último campeonato, Oriente, João Emílio e Brasil de Farroupilha, que largam atrás visando à disputa do terceiro lugar. O Estrela, de Lajeado, é a novidade desta edição.
Devido a pandemia de coronavírus, a fórmula de disputa foi alterada. O número de participantes segue o mesmo, seis, no entanto o tempo de campeonato será mais curto. Serão apenas 20 dias de torneio. A decisão do Gauchão está prevista para o dia 20 de dezembro, em jogo único.
Diferentemente dos últimos anos, as semifinais foram dispensadas. Após a fase classificatória, os dois melhores times de cada grupo (A e B) avançam já com as disputas definidas para a fase seguinte.
Os primeiros lugares se enfrentam na final, que será disputada em jogo único e com cobrança de pênaltis, caso persista o empate durante os 90 minutos. Já os dois segundos brigam pelo terceiro lugar, que também segue os mesmos moldes da decisão.
Confira alguns detalhes da competição:
Regulamento
Para este ano, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterou a fórmula de disputa. Em função da pandemia de covid-19, o torneio será mais curto. A competição vai contar com seis equipes divididas em dois grupos. Os enfrentamentos serão dentro de cada grupo, em turno único. Os dois melhores de cada chave vão decidir a final, em campo neutro. Já os dois segundos colocados vão disputar o terceiro lugar — e uma vaga na Série A2 do Brasileirão.
GRUPO A
Inter
O Colorado é o atual campeão. A meta do Inter é o bicampeonato em 2020. Os destaques da equipe são Fabi Simões e Bruna Benites, que contam com duas Olimpíadas e duas Copas do Mundo no currículo. O Inter manda seus jogos no Estádio da PUCRS, em Porto Alegre.
Brasil-Far (Farroupilha)
O time chega ao Gauchão com um grupo de 36 jogadoras, a maioria oriundas do futsal. A capitã da equipe é a experiente goleira Gil, de 37 anos. Em 2019, o time da região da Serra foi o terceiro colocado. O Brasil-Far manda seus jogos no Estádio das Castanheiras.
João Emílio (Candiota)
Da pequena cidade de Candiota, a equipe chega para o Gauchão mirando as duas primeiras vagas do grupo e valorizando muito o campeonato. No meio de campo, Helena lidera o time com passes precisos na saída de jogo. Em 2019, o João Emílio ficou em quinto na fase classificatória. A equipe manda seus jogos no Estádio municipal Tarumã, em Candiota.
Grupo B
Grêmio
O Tricolor é o atual vice-campeão. Em 2020, pretende levantar o caneco da competição. Sob o comando da técnica Patrícia Gusmão, a equipe chega para a disputa como uma das grandes favoritas. O Grêmio manda seus jogos no Estádio Vieirão, em Gravataí.
Oriente (Canoas)
A equipe feminina do clube foi inaugurada em 2017 e é totalmente amadora. Para a temporada 2019, o time conta com 27 atletas no grupo. Em 2018, o Oriente foi eliminado nas quartas de final. Neste ano, o time contará a experiência da capitã Shirlei no torneio. A equipe manda seus jogos no Estádio Eucaliptos, em Canoas.
Estrela (Lajeado)
O Estrela está de volta ao Gauchão feminino depois de dois anos. Pela terceira vez na história, o time do Vale do Taquari está confirmado na competição. Em 2018, a equipe chegou à semifinal — sendo eliminada pelo Inter. Neste ano, firmou parceria com o Lajeadense e mandará seus treinos e jogos na Arena Alviazul, em Lajeado.
Tabela de jogos
A tabela e as súmulas são atualizadas no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Rodada 1
29/11, às 19h - Brasil-Far x Inter
02/12, às 16h - Estrela x Grêmio
Rodada 2
06/12 - Inter x João Emílio
06/12 - Grêmio x Oriente
Rodada 3
A definir - João Emílio x Brasil-Far
A definir - Oriente x Estrela