Depois de ser o lanterna do Grupo A no primeiro turno do Gauchão e ficar sem marcar sequer um gol, o Novo Hamburgo se recuperou no returno da competição e, na última rodada da fase de grupos, garantiu sua vaga na semifinal para enfrentar o Grêmio. Campeão gaúcho em 2017, o time da Região Metropolitana busca vencer a Taça Francisco Noveletto para seguir na briga do título estadual.
Depois do mau começo no campeonato, os dirigentes demitiram Julinho Camargo e contrataram Ben-Hur Pereira, mas no recomeço da competição o clube já contava com Márcio Nunes no comando. No segundo turno, foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas, que o garantiu a vaga na próxima fase. Com Márcio, o time está invicto desde o retorno do Gauchão depois da parada em função do coronavírus.
— Foi uma situação que começou na troca do Julinho pelo Ben-Hur, ali algo já mudou dentro do clube. Na troca de agora, a direção disse que precisava de algo novo, um perfil mais motivador. Os jogadores compraram a ideia do Márcio e da direção. Os jogadores que estão no Novo Hamburgo têm perspectivas de jogar em uma Série B, Série C, mas para isso precisam mostrar futebol. Eles estão muito motivados para conquistar algo. Os resultados ajudaram também — afirma Eduardo Pires, jornalista da Vale TV, de Novo Hamburgo.
A parada no Gauchão ajudou o clube a se reestruturar dentro de campo. Se a defesa era boa e o ataque fracassava sem marcar gols durante o turno, o período de inatividade fez com que a equipe alcançasse um equilíbrio, que já vinha sendo buscado por Ben-Hur, que acabou sendo mais perceptível (cinco gols feitos e cinco sofridos no returno).
O fato de ter um elenco experiente e com bagagem fez com que a equipe não sentisse tanto os momentos de pressão e conseguisse se afastar da zona de rebaixamento (que diminuiria a cota de TV do próximo ano), chegando a classificação.
Agora, o clube da Região Metropolitana busca repetir 2017, quando eliminou o Grêmio na semifinal do Gauchão, foi para a decisão contra o Inter e se sagrou campeão gaúcho pela primeira vez em sua história.