O Juventude tentará viver um novo Gauchão a partir da próxima quinta-feira (23). O Alviverde fazia uma campanha ruim até a parada forçada pelo coronavírus e confia em uma reformulação feita no time para se recuperar no Estadual e montar uma boa base para a disputa da Série B do Brasileirão.
Logo após a parada do Gauchão, em março, o Juventude anunciou a saída do técnico Marquinhos Santos. Para o seu lugar foi contratado Pintado, que começou a trabalhar com o elenco a partir de 23 de junho. Apenas nesta semana, no entanto, que o novo treinador pôde realizar os primeiros trabalhos coletivos.
O grupo de Juventude também passou por mudanças. Ao todo, seis jogadores deixaram o Alfredo Jaconi durante esses quatro meses de parada do Gauchão. Sete jogadores foram contratados e outros dois, os atacantes Breno e Dalberto, foram integrados ao plantel após retornarem de empréstimo.
O Juventude é apenas o 10º colocado na tabela geral do Gauchão, com apenas uma vitória. No segundo turno, a equipe somou somente um ponto. Perdeu para Grêmio e São José e empatou com o Aimoré.
O retorno do Juventude ao Estadual será com o clássico Ca-Ju, na próxima quinta-feira (23), às 11h, no Alfredo Jaconi. Depois, o time de Pintado vai enfrentar Brasil de Pelotas (Estádio do Vale) e Esportivo (Alfredo Jaconi).
Juventude
- Número de atletas no elenco: 37
- Posição na classificação geral: 10º
- Campanha no segundo turno: duas derrotas e um empate (1 ponto)
- Calendário além do Gauchão: Série B e Copa do Brasil
- Retorno aos treinos: 23/6
- Saídas: Ancheta, Bruno Xavier, John Lennon, Lucas Ontivero, Iago Dias e Pedro Ken
- Chegadas: Augusto, Wellington Silva, Rafael Silva, Tarta, Gabriel Terra, Carlos Eduardo e Gustavo Bochecha. Breno e Dalberto retornaram de empréstimo
- Técnico: saiu Marquinhos Santos e chegou Pintado