O primeiro Gre-Nal de 2020 está oficialmente marcada para o dia 21 de março, pelo segundo turno do Gauchão. Porém, o maior clássico do Rio Grande do Sul poderá ocorrer antes, em uma das semifinais do primeiro turno. Para que isso ocorra, é necessário que a atual situação de tabela de classificação seja mantida ao término da próxima rodada, a última do primeiro turno, que oferecerá ao campeã a Taça Coronel Evaldo Poeta.— ou que se inverta, com o Grêmio em primeiro no seu grupo, e o Inter, em segundo. As semifinais estão marcadas para o domingo, dia 16.
No momento, o Inter lidera o Grupo A, com 10 pontos — mesma pontuação do Ypiranga, que é superado pelo time de Eduardo Coudet no saldo de gols (8 a 4). As duas equipes já estão classificadas para as semifinais, assim como Caxias e Grêmio no Grupo B. Os caxienses lideram a chave com 10, contra 9 do atual campeão estadual. O regulamento prevê, para as semifinais, cruzamentos entre os grupos, com os primeiros colocados enfrentando os segundos das chaves opostas, em jogo único.
A rodada prevê Inter x Novo Hamburgo, no sábado, às 17h, no Beira-Rio, e Juventude x Ypiranga, no Alfredo Jaconi. Já no domingo, os jogos serão disputados às 16h: Aimoré x Grêmio, no Cristo Rei, e Esportivo x Caxias, na Montanha dos Vinhedos.
O Gre-Nal só irá acontecer se um dos times terminar em primeiro em seu grupo e o outro finalizar em segundo. Se ambos ficarem na liderança ou em segundo lugar, o clássico só poderá ser disputado na final.
Veja as combinações de um possível Gre-Nal na semifinal:
Cenário 1 - Inter em primeiro, Grêmio em segundo
Para ficar em primeiro, o Inter precisa vencer o Novo Hamburgo e torcer para que o Ypiranga não consiga tirar a diferença de saldo. Hoje, o Inter tem vantagem de um gol, além de quatro gols marcados a mais. Na prática, o time de Coudet fica em primeiro se vencer e o Ypiranga não vencer por três gols de diferença. O Inter também fica em primeiro se empatar e o Ypiranga não vencer, ou se perder, desde que o time de Erechim também perca e a diferença de saldo não se desfaça.
Para o Grêmio ficar em segundo, basta que o Caxias vença. Se o Caxias empatar, o Grêmio fica em segundo se também empatar ou se perder. Se o time da Serra perder, o Tricolor também terá que perder para haver Gre-Nal na semifinal.
Cenário 2 - Grêmio em primeiro, Inter em segundo
Para ficar em primeiro, o Grêmio terá que pontuar mais do que o Caxias na última rodada: vencer e torcer por um empate ou derrota, ou empatar e torcer por uma derrota do time da Serra.
Para que o Inter fique em segundo, o cenário mais provável é que o time colorado pontue menos do que o Ypiranga na rodada. A outra possibilidade é que o time de Erechim tenha o mesmo resultado dos colorados, mas tire a vantagem no saldo de gols.