A fase classificatória do primeiro turno do Gauchão chegou ao seu final. Nos jogos da quinta rodada, disputados entre sábado (8) e domingo, foram definidas as classificações das duas chaves e, consequentemente, os cruzamentos das semifinais.
No Grupo A, a liderança isolada ficou com o Inter que, no Beira-Rio, venceu o Novo Hamburgo abaixo de muita chuva. O outro classificado foi o Ypiranga, que não saiu de um empate por 0 a 0 com o Juventude fora de casa.
No Grupo B, mesmo derrotado, o Caxias assegurou o primeiro lugar. Isso porque o Grêmio não soube aproveitar o tropeço do adversário e acabou surpreendido pelo Aimoré, em São Leopoldo.
Inter 2x0 Novo Hamburgo
Nem mesmo a forte chuva que atingiu Porto Alegre no sábado, ou o fato de escalar reservas, inibiu o Colorado. Com gols de Heitor e Marcos Guilherme, o time comandado por Eduardo Coudet venceu por 2 a 0, chegou aos 13 pontos e se isolou na liderança do Grupo A.
Do lado do Novo Hamburgo, a derrota causou a demissão do técnico Julinho Camargo, que encerrou o primeiro turno na lanterna da chave, com apenas três pontos marcados e nenhum gol marcado.
Juventude 0x0 Ypiranga
O Ypiranga já entrou em campo classificado, mas precisava vencer e ainda por cima fazer saldo para alcançar o primeiro lugar. Não conseguiu, mas ao menos manteve sua invencibilidade ao empatar por 0 a 0 com o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi. O time de Caxias do Sul, por sua vez, acabou em terceiro lugar, com cinco pontos.
Esportivo 1x0 Caxias
O adversário do Ypiranga agora será o Caxias que, mesmo tropeçando no domingo, encerrou a fase inicial no topo do Grupo B. Com gol de Galiardo, logo aos cinco minutos de partida, o Caxias perdeu para o Esportivo por 1 a 0, no "Clássico da Polenta", disputado no Estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Foi a primeira derrota da equipe grená na competição.
Aimoré 2x1 Grêmio
Bastava um empate para que o Grêmio assumisse o primeiro lugar de sua chave, mas o Tricolor não soube aproveitar o vacilo do Caxias. No Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, os comandados de Renato Portaluppi perderam por 2 a 1 para o Aimoré. Na estreia do técnico Hélio Vieira, a equipe da casa chegou a abrir dois gols de vantagem, com Matheus Rodrigues e Isaías. Mas, no final da partida, Diego Souza conseguiu descontar.
A derrota gremista faz com que o cruzamento da semifinal coloque frente a frente os rivais da Capital. No próximo fim de semana, em jogo único, no Beira-Rio, um dos finalistas do primeiro turno será definido em um Gre-Nal.
Brasil-Pel 1x0 São José
Sem mais pretensões no primeiro turno, Brasil-Pel e São José se enfrentaram no sábado, no Estádio Bento Freitas. A partida, ao menos, serviu para que o Xavante conquistasse sua primeira vitória na competição, com gol de Gabriel Poveda. O resultado, contudo, não tirou o clube da lanterna do Grupo B.
São Luiz 4x2 Pelotas
No domingo, foi a vez de São Luiz e Pelotas protagonizarem um jogo de seis gols no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Em pênalti convertido por Hugo Almeida, os visitantes saíram na frente do placar. Porém, ainda no primeiro tempo, sofreram a virada com gols de Elias e Jean Carlo.
Após o intervalo, Hugo Sanches chegou a marcar um gol olímpico para o time pelotense, mas não evitou a vitória dos anfitriões, que anotaram mais duas vezes com Michel e Elias. Resultado final: 4 a 2 para o São Luiz.