A oitava rodada do Campeonato Gaúcho terminou na noite desta terça-feira (26), no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, de forma emocionante. Na luta contra o rebaixamento, o Brasil-Pel precisava vencer o São José, fora de casa, para sair do Z-2. E foi justamente o que aconteceu. De virada, a equipe de Gustavo Papa fez 3 a 1 no time da Capital e ficou fora da zona da degola no Estadual — foi a primeira vitória do time pelotense no campeonato.
O Zequinha foi quem abriu o placar, com Tiago Pará, logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Marcio Jonatan passou para o camisa 11 que, livre na área, bateu rasteiro, por baixo de Carlos Eduardo, para marcar o primeiro gol da partida.
A reação xavante, comandada por Branquinho, começou somente no segundo tempo. Aos quatro minutos, o atacante tocou no meio das pernas do goleiro Fábio para empatar o confronto. A virada chegou aos 14, com o camisa 11 marcando seu segundo na partida. Mas a vitória foi decretada aos 37, com Michel, de cabeça, fazendo o gol da esperança xavante no Gauchão.
Com o resultado, o Brasil-Pel empurrou o Avenida para a zona de rebaixamento — o time de Santa Cruz do Sul perdeu para o Inter no último domingo (24). O Xavante agora tem sete pontos somados e ocupa o 10º lugar na tabela. Já o São José caiu uma posição e é o quarto, com 12 pontos.