Atual campeão do Interior, o São José teve um 2018 vitorioso. Depois do ótimo resultado no Gauchão, o time da zona norte de Porto Alegre teve outro grande momento na Série D, quando conquistou uma vaga na Terceira Divisão. Além disso, confirmou presença na Copa do Brasil. Chegou à semifinal da Copa Wianey Carlet, caindo para o Avenida.
A equipe é treinada por Rafael Jaques desde 2017 e se notabiliza por ser ofensiva e prezar pelo jogo no chão, com qualidade de passe e marcação sob pressão, desde o campo de ataque. A ideia do treinador é arrancar o máximo de pontos possíveis nas cinco primeiras rodadas, que terão jogos no meio e no final da semana.
— Estamos tratando como cinco finais, mas sempre naquela maneira de pensar jogo a jogo. O momento agora é de focar no Aimoré. Esta é a nossa decisão de campeonato — declarou Jaques.
O time tem como destaque Fábio, o goleiro com mais gols e recordista de invencibilidade do futebol gaúcho. Mas há outras figuras destacadas, como o zagueiro Everton Alemão, o meia Rafael Tavares e o atacante Marcio Jonatan.
Time-base: Fábio; Márcio Lima, Wagner, Everton Alemão e Dudu Mandai; Tiago Pedra, Tássio e Rafael Tavares; Tiago Pará, Matheusinho e Márcio Jonatan
- Esporte Clube São José
- Fundação: 24/5/1913
- Estádio: Passo D'Areia, Porto Alegre
- Número de participações: 33
- Melhor resultado: 3º lugar (2018)
- Figurinhas carimbadas: Éverton Alemão (zagueiro), Dudu Mandai (lateral-esquerdo), Zotti (meia), Márcio Jonatan (atacante)
- Craque: Fábio (goleiro) OK
- Técnico: Rafael Jaques