É indiscutível o favoritismo da dupla Gre-Nal para se classificar à próxima fase do Gauchão. Os outros 10 times vão brigar pelas seis vagas restantes. O que vimos por enquanto, em duas rodadas, é equilíbrio total. Fica difícil prever quem entra no bolo e quem vai escorregar para a temida Segundona Gaúcha.
Com quatro pontos, Aimoré e Caxias despontam bem. O Avenida também está invicto, só que com dois empates. Existe ainda a grande turma do perde e ganha: Pelotas, São José, Juventude e Novo Hamburgo têm três pontos.
Por fim, São Luiz, Veranópolis e Brasil, os times com o sinal de alerta ligado: ainda não venceram e somaram apenas um ponto. A dupla Bra-Pel joga em casa. O Xavante precisa vencer o Noia para largar a incômoda lanterna. O time de Bolívar vem de recuperação, depois da má estreia no Vale.
O Pelotas quer manter a fama de Lobo Mau, e o São Luiz pode ser a nova vítima. Já o Zequinha, após bater o Juventude, vem embalado contra o time reserva do Colorado no novo gramado sintético do Passo D’Areia. O Caxias é favorito contra o Avenida. O Periquito deixou escapar a vitória sobre o Brasil-Pel. Por fim, o Grêmio reserva encara um Ju que precisa de pontos.