Francisco Novelletto aceitou participar do Sala de Redação desta quinta-feira, mesmo a partir da CTI de um hospital em que se trata de uma inflamação na medula. De uma resposta sobre o local dos jogos do São José, o assunto virou uma discussão com Cacalo, participante do programa e ex-presidente do Grêmio. Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol atendeu Zero Hora para dar sua versão e explicar a opção por desligar o telefone durante o debate.
– Faltou bom senso. Eu estou numa CTI. Jamais imaginei que estaria pegando fogo o programa. Ele (Cacalo) me chamou de corrupto, de ladrão. Ele disse que eu fazia esquema. Ele próprio decretou a queda do São José para segunda divisão, que eu teria feito um esquema de colocar o jogo com o Inter para o Estádio do Vale, que seria a casa do Inter. Eu não sabia que era do Inter. Uma dúvida me restou, porque parece que as cores não batem muito – disse Novelletto, por telefone.
Leia mais:
Cacalo e Novelletto discutem durante o Sala de Redação
Cacalo: "Me vi envolvido numa situação de baixo nível"
Diogo Olivier: razões que impedem o São José de enfrentar o Inter em casa
O presidente da FGF garante que tentou argumentar educadamente, mas que não poderia discutir em tom alto por estar no hospital ao lado de outros pacientes.
– Argumentei educadamente, e ele repetiu que eu só fazia esquema para ajudar o Inter como presidente da federação, que eu não tinha capacidade para ser presidente. A palavra "esquema" para mim é a mesma coisa que ladrão e corrupto. Como estou há 20 dias em tratamento de saúde, depois de 15 minutos explicando com educação, disse: "Quem está no hospital sou eu, mas tu estás mais doente do que eu, parece que está mais doente do que eu". Não faltei com educação. Fiz errado no começo por dar a entrevista. Mas não poderia, na base da gritaria, com mais 10 pacientes entubados do meu lado. Por isso desliguei. Ele que me desrespeitou – explicou.
Novelletto ainda disse que, por sua ligação histórica com o São José, não teria qualquer interesse em prejudicar o clube para beneficiar o Inter.
– Ele decretou que o esquema do Novelletto derrubou o São José, aí à noite o São José vence e está na zona de classificação. O São José foi meu por 19 anos. O São José teve um dono, minha família se envolveu. O Beira-Rio, não fui eu que fiz. Tudo que tem no São José não existia. Iam fechar o departamento de futebol. O Novelletto fez com o dinheiro particular dele. Fiz com o meu dinheiro por 19 anos. E depois de tudo eu iria rebaixar o São José? – ponderou.
A discussão na quinta-feira se iniciou pelas críticas de Cacalo em relação ao local onde o São José mandará o jogo contra o Inter. Depois de fazer jogos no Passo D'Areia com portões fechados – o estádio não tem liberação para receber público em jogos de futebol –, a partida contra o Inter será no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, com presença de torcedores.
*ZHESPORTES