O maior clássico do futebol brasileiro terá seu 412º capítulo neste sábado. A partir das 18h30min, Grêmio e Inter se enfrentam na Arena em mais um Gre-Nal na história centenária da Dupla. Será o primeiro duelo entre os dois times em 2017 – e o primeiro desde o rebaixamento colorado à Série B do Brasileirão.
Será um jogo de contrastes. De um lado, o experiente Grêmio, recém coroado pentacampeão da Copa do Brasil, com jogadores tarimbados e acostumados ao clássico. A novidade no time de Renato Portaluppi deve ser Lucas Barrios: o atacante paraguaio, apresentado nesta semana, deve fazer sua estreia.
Leia mais:
Confira 7 coisas que você precisa saber sobre o Gre-Nal
De rejeitado na Argentina a ídolo de três países: a trajetória de Lucas Barrios
De meia-esquerda em Várzea Grande a centroavante no Beira-Rio: a trajetória de Brenner
Do outro lado, o Inter chega à Arena ainda com as feridas abertas pela queda no ano passado. O time mudou quase toda a fotografia em relação a 2016 – apenas Danilo Fernandes, William, Paulão e Rodrigo Dourado seguem no time. O técnico Antônio Carlos Zago encara seu primeiro Gre-Nal ainda em busca de equilíbrio à sua equipe. Será o primeiro clássico desde a volta de D'Alessandro.
Espera-se até 46 mil torcedores nas arquibancadas – com 42,5 mil tricolores,
2,5 mil colorados e mil pessoas na torcida mista. Os dois clubes fizeram campanhas junto com o Ministério Público, pedindo paz no clássico. Dentro de campo, a responsabilidade será de Leandro Vuaden, em seu 11º Gre-Nal.
O jogo deste sábado é válido pela sexta rodada do Gauchão. O Grêmio, terceiro colorado com 10 pontos, quer se aproximar do líder Novo Hamburgo. Quinto, com seis pontos, o Inter pretende se consolidar de vez na zona de classificação.
*ZHESPORTES