O Passo Fundo terá um complicado começo de Gauchão. Depois de estrear em casa contra o São Paulo-RG, a equipe do norte do Estado viajará a Erechim para enfrentar o Ypiranga e a Porto Alegre para pegar o Grêmio. Depois, volta ao Vermelhão da Serra para receber o Inter. E ainda volta para a estrada rumo a Caxias do Sul, tendo o Juventude pela frente.
– Vai ser fundamental começar bem para decolar depois. Se conseguirmos bons resultados nessas rodadas iniciais, teremos moral para superar as demais rodadas – explica o técnico Paulo Porto, que está de volta ao clube.
Passada a fase inicial, o técnico vê o time brigando primeiro contra o rebaixamento e depois para buscar uma vaga na segunda fase. Para o treinador, seis times já largam em uma condição melhor: Grêmio, Inter, Juventude, Brasil, Ypiranga (que estão nas séries nacionais superiores) e São José (que manteve a base do ano passado). As demais se equivalem e disputam do sétimo ao 12º lugar.
A falta de um calendário cheio, inclusive, trouxe dificuldades para garimpar jogadores. Com a possibilidade de oferecer apenas três meses de contrato, o clube viu diversos alvos preferirem assinar com outros times que tenham vagas garantidas em competições no segundo semestre.
Desta forma, a montagem da equipe, que treina desde 5 de dezembro, obedeceu à realidade do Gauchão: com 12 times e 11 jogos, a ideia foi contratar dois jogadores para cada posição e completar o grupo com atletas da base.
– Tentamos aumentar a qualidade e gerar uma saudável disputa interna entre os jogadores – comenta Paulo Porto.
O time fará quatro amistosos antes do Estadual: 29/12 enfrentará o Veranópolis, em 7 e 14 de janeiro, o Caxias (uma partida em casa e outra fora), e no dia 21 o Inter de Lages (este jogo, porém, ainda não está confirmado).
Grupo de jogadores
Goleiros: Fernando Jr., Gustavo Silva e Gustavo Marques
Laterais: Cazumba, Dagoberto, Ruan e Oliveira
Zagueiros: Alex, Daniel Felipe, Gustavo Miranda, Juan Sosa, Rodolfo
Volantes: Alexandre, Danilo, Dionathan, Felipe Chagas, Jessé, Kasado
Meias: Danilinho, Elyeu, Felipe Nunes, Joãozinho
Atacantes: Brandão, Gênesis, Jean Silva, Patrick e Vinícius
*ZHEsportes