Falta mais de um mês para começar o Gauchão, mas uma das características preferidas do campeonato já deu as caras: a reclamação contra a arbitragem. O inaugurador do ano foi o Inter. Em entrevista coletiva, o presidente colorado, Vitorio Piffero, afirmou que o time sub-20 foi "operado" pelo árbitro na partida contra o Palmeiras pela Copa RS. E lembrou que foi o mesmo juiz que "já havia prejudicado" a equipe principal contra o Avaí pelo Brasileirão. O árbitro em questão é Jean Pierre Gonçalves Lima. Aos 36 anos, o pelotense foi escolhido pela Rádio Gaúcha como o melhor árbitro do Gauchão. Ele conversou com ZH.
Lembras do lance reclamado pelo Inter?
Sim, claro. O jogador (Mila, centroavante) levou um cartão amarelo por uma entrada temerária em um adversário. Depois apliquei o segundo por simulação de pênalti, no final do primeiro tempo. Outro jogador do Inter já havia tentado simular um pênalti e também foi punido.
Te preocupa essa reclamação agora, antes mesmo de o campeonato começar?
Na verdade, não. Todo árbitro está sujeito a isso. Não é a primeira, nem vai ser a última. Às vezes, o árbitro é a válvula de escape para trabalhos que não são feitos de maneira correta. E isso não é só no Inter, que fique claro. É geral. Falo do Inter porque desta vez é com ele. Mas não tenho nada contra qualquer clube.
Temes alguma retaliação, pedido para tirar da escala, por exemplo?
Não acho que seja nada pessoal contra mim. Nunca tive problema com o Inter. Apitei Gre-Nais e jogos decisivos sem problemas, trabalhei até na reinauguração do Beira-Rio. Minha preocupação, na verdade, é seguir tendo atitudes corretas. Temos segundos para tomar uma decisão. Esse tipo de coisa faz parte.
Como vai ser a preparação para o Gauchão?
Teremos uma pré-temporada em Flores da Cunha nos dias 22, 23 e 24 de janeiro. No dia 27, faremos os testes físicos. Nesse período, vamos discutir as diretrizes para o Gauchão. A comissão de arbitragem vai deliberar nossa atuação. Ela tem feito um ótimo trabalho de suporte para nós.
No Brasileirão, os árbitros foram orientados a coibir qualquer reclamação. Vai ser assim também no Gauchão?
Quem vai decidir é a comissão, mas acho que vai continuar. O respeito vai se perpetuar.
Qual a expectativa para o Gauchão? É um campeonato que gostas de apitar?
Todos os árbitros gaúchos gostam de apitar. Podes achar que é brincadeira, mas ficamos contentes quando ele começa. Quanto a mim, espero que seja um belo campeonato. Quero seguir fazendo meu trabalho e ficar longe das polêmicas. Quanto mais polêmica aparece para o árbitro, pior. Árbitro bom é o árbitro que passa despercebido no jogo.