Desta forma, a divisão dos colorados na Arena será a seguinte: 1,9 mil no setor superior sul e 600 nos camarotes sul. Além disso, a torcida mista, no setor gold sul, terá mil colorados, que serão convidados por mil gremistas.
- Fechamos com a Brigada Militar em 3,5 mil lugares na Arena. Entendemos que o Inter dará reciprocidade - diz o CEO do Grêmio, Gustavo Zanchi, sobre o Gre-Nal no Beira-Rio, em 3 de maio.
Wianey Carlet: a posição da BM para o clássico da Arena
Ocorre, contudo, que o Inter oferecerá menos. Segundo o vice de administração Alexandre Limeira, a direção colorada dará 2,5 mil ingressos aos gremistas no jogo de volta da final do Gauchão.
- Não faremos experiências em uma decisão. Agora é o momento de repetir algo consolidado. Em jogos do Brasileirão, podemos aumentar os ingressos para a torcida do Grêmio. Este aumento tem de ser progressivo, não dá para colocar 10% de uma hora para outra. Entendo que este número (5,1 mil) poderá ser atingido em cinco ou seis Gre-Nais - afirma Limeira.
Diogo Olivier: estádio metade azul e vermelho, nunca mais
Promotor da Promotoria do Torcedor, José Francisco Seabra argumenta que o Estatuto do Torcedor não prevê cota de 10% aos torcedores visitantes. Na verdade, o artigo 67 do regulamento do Gauchão estipula que "condicionado a anuência da Brigada Militar e Ministério Público, o clube visitante terá direito de adquirir a quantidade de ingressos correspondente até 10% da capacidade do estádio".
- A cota não é assegurada em lei e não é em favor do torcedor, mas do clube interessado em obter esses ingressos - resume Seabra.
Em vídeo, CEO do Grêmio, Gustavo Zanchi, explica esquema de ingressos para o Gre-Nal 405:
Torcida mista se concentrará no DC Navegantes
O deslocamento da torcida do Inter até a Arena ocorrerá de ônibus disponibilizados pelo clube. Os 2,5 mil colorados se reunirão no Beira-Rio e seguirão até a Arena com escolta policial - ingressarão no estádio gremista pelo portão 6 do estacionamento.
Enquanto isso, a torcida mista fará sua concentração no shopping DC Navegantes. No local, a banda da Brigada Militar deve realizar uma apresentação, como ocorreu no Caminho do Gol no Beira-Rio - que não ocorrerá neste domingo. O deslocamento até o estádio ocorrerá através de ônibus ofertados pela Arena.
- Depois que a torcida do Inter estiver dentro da Arena, a torcida mista fará seu deslocamento - explica o coronel Stocker.
Torcida mista:
- A venda de ingressos aos sócios do Grêmio iniciará na manhã de hoje _ os valores ainda não foram divulgados;
- Para torcida mista, o sócio do Grêmio comprará o ingresso exclusivamente via internet;
- O ingresso dá direito a levar um acompanhante colorado, da mesma forma como ocorreu no clássico do Beira-Rio;
- Os ingressos para a torcida do Inter serão vendidos nas bilheterias do Beira-Rio a partir de quinta-feira.
Abaixo, relembre o show da torcida mista no Gre-Nal 404:
Aclamado por gremistas e colorados, o setor de torcida mista será, outra vez, atração no Gre-Nal de domingo. No clássico 405, o primeiro da final do Gauchão, a Arena terá 3,5 mil torcedores do Inter por determinação da Brigada Militar (BM) - que vetou a ideia do Grêmio de receber 5,5 mil visitantes.
BM veta 10% de visitantes e Gre-Nal terá 3,5 mil colorados na Arena
No entendimento da BM, a oferta de 10% da capacidade da Arena (55 mil) aos torcedores rivais na partida de domingo seria um risco de segurança. Representante da polícia na reunião desta segunda-feira com os clubes e o Ministério Público, o coronel Paulo Stocker justificou a decisão.
- Achamos por bem não fazer uma experiência em uma final de campeonato. Além disso, um Gre-Nal envolve em torno de até 550 homens. Uma alteração de 1,5 mil torcedores para 4,5 mil ia requerer efetivo bastante significativo, sem experiência anterior, e numa final - disse Stocker.
*ZHESPORTES