Futsal

Rumo à Copa do Mundo
Notícia

Goleira gaúcha garante vaga na Copa do Mundo de futsal defendendo a Itália

Natural de Progresso, Ana Sestari está com 29 anos e há 10 atua em clubes italianos

Gustavo Manhago

Esporte

Enviar email
Federação Italiana de Futsal / Divulgação
Ana, em ação, com a camisa da seleção italiana.

A vaga histórica da Itália para a primeira Copa do Mundo de futsal feminino tem jeitinho gaúcho. A Azurra é uma das primeiras seleções a se garantir na competição que será em novembro nas Filipinas. 

Entre as atletas que participaram do feito está a goleira brasileira naturalizada italiana Ana Sestari. Com 29 anos, a atleta é natural de Progresso, no interior do Rio Grande do Sul, e há 10 atua na Itália.

— A classificação para a primeira Copa do Mundo de futsal feminino é um momento histórico para nós, para o futsal feminino da Itália e para todas as meninas que sonham com essa oportunidade. Estamos extremamente orgulhosas do que conquistamos — destacou a atleta, e completou:

— Sei que cada esforço, cada treino e cada jogo valeram a pena. Agora, estamos prontas para representar a Itália no Mundial e mostrar ao mundo a força do futsal feminino.

As eliminatórias ocorreram entre os dias 19 e 22 de março, com a Itália sendo escolhida como sede da chave, ao lado de Portugal, Suécia e Hungria. Com duas vitórias e apenas um resultado adverso, as italianas conquistaram sua vaga para o Mundial.

Peça-chave

Uma das peças-chave dessa seleção italiana é Ana Sestari. A goleira ganhou destaque no Barateiro Futsal, em Brusque (SC), uma das equipes mais tradicionais do futsal feminino no Brasil, onde conquistou títulos em todas as categorias: Taça Brasil Sub-15, Sub-17, Sub-20 e também no profissional.

Após quatro anos, a goleira deixou o Brasil para acertar com o Pescara Futsal, na Itália. Mesmo enfrentando o desafio inicial de esperar um ano para obter a cidadania italiana e regularizar sua inscrição, Ana rapidamente se consolidou como uma das principais goleiras do país.

O ano de 2019 foi um marco em sua carreira. Convocada pela primeira vez para a seleção italiana de futsal, ela teve a chance de representar o país em competições internacionais, além de receber sua primeira indicação ao prêmio de melhores jogadoras do mundo.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00