A Itália tem uma atleta gaúcha entre as convocadas para as Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal Feminino. É a goleira Ana Sestari, 28 anos, natural de Nova Bréscia, no Vale do Taquari.
A primeira oportunidade profissional da jogadora foi no Barateiro Futsal, de Brusque, em Santa Catarina. Antes, esteve em um clube de futebol da cidade natal, onde disputou com meninos, e também participou dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).
Ana recebeu o convite para atuar no futsal italiano aos 18 anos. Ela se transferiu para o Monte Silvano, atual Pescara Futsal, equipe na qual ficou até 2023. Atualmente, com dupla nacionalidade, defende o Città Di Falconara.
— As expectativas são as melhores possíveis, será a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal oficial da Fifa e todas estão com muita gana de se classificar. Sabemos que não será um caminho fácil pois há várias equipes qualificadas na disputa, mas temos uma equipe competente e que sonha muito com a oportunidade de participar de um torneio dessa magnitude. E é isso o que vamos buscar até 2025 — afirma a brasileira naturalizada italiana.
Ana já soma cinco indicações entre as 10 melhores goleiras do mundo pela Futsal Planet, de 2019 a 2024, em sequência. Foi eleita a melhor goleira da liga italiana nas temporadas de 2020/2021 e 2023/2024.
Ela estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo Feminina de Futsal na próxima terça-feira (15), às 14h (horário de Brasília), contra a Lituânia. A Copa do Mundo ocorre a partir de 4 de outubro de 2025, nas Filipinas.