Os três times gaúchos da Liga Nacional de Futsal (LNF) definiram as suas vidas antes da última rodada da primeira fase, que ocorre no próximo sábado (7). O trio formado por ACBF, Atlântico e Assoeva se dividiu em uma gangorra, para o bem e para o mal.
Atual campeão da LNF, o Atlântico é o melhor colocado entre as equipes do Rio Grande do Sul. Está na quarta posição, com 46 pontos, e não pode ser ultrapassado. Mesmo se vencer, o Galo de Erechim não encosta no Jaraguá, que tem 49, pois os catarinenses têm duas vitórias a mais.
A ACBF é a sexta colocada, com 41 pontos, e também não perde o posto na rodada derradeira. Por outro lado, pode terminar em quinto caso faça mais pontos que o Praia Clube, que possui uma partida atrasada contra o Marreco, fora de casa. Veja a tabela abaixo.
Tanto ACBF quanto Atlântico estão garantidos nas oitavas de final da Liga, quando o primeiro enfrenta o 16º, o segundo encara o 15º, e assim por diante. No momento, os duelos da próxima fase seriam Atlântico e Campo Mourão e ACBF e Cascavel, com os jogos de volta em solo gaúcho.
Decepcionou
Após chegar nas quartas de final da edição anterior, a Assoeva destoou dos conterrâneos e fez a segunda pior campanha da Liga, com 13 pontos conquistados, à frente apenas do Brasília, com 1. O time de Venâncio Aires venceu somente um jogo, diante do Cascavel, em abril. No mais, foram quatro empates e 17 derrotas.
A Assoeva se livrou do rebaixamento na penúltima rodada e acabou salva pelo regulamento. A queda para a chama Liga de Acesso, que será criada em 2025, se dá com base nas pontuações de 2023 e 2024 somadas. Como fez 33 pontos no ano passado, conseguiu chegar aos 46 no compilado geral, com três pontos e duas vitórias a mais que São Lourenço e Esporte Futuro, adversários diretos na briga contra o rebaixamento. Ou seja, não pode mais ser alcançada. Brasília, Taubaté e Blumenau já estão rebaixados.
— Sabemos que a Assoeva merece muito mais pela história que tem na Liga Nacional, mas sabemos também que as equipes que têm menos poder aquisitivo vão sofrer mais, ainda mais no Rio Grande do Sul, com os problemas que ocorrer meses atrás. Com tudo isso, a gente conseguiu, antes da última rodada, nos livramos do fantasma do rebaixamento. Que sirva de lição para o restante do ano e para os próximos anos — afirma o técnico, Vandré Costa, que chegou em 13 de maio, depois de Fernando Malafaia pedir desligamento e ir para o Corinthians.
Depois do próximo jogo pela LNF, a Assoeva passa a se dedicar à Série Ouro, competição estadual na qual é líder do Grupo A, com vaga garantida nas oitavas. Na segunda quinzena de setembro, a equipe de Venâncio Aires estreia na Copa RS, contra o Caxias do Sul Futsal.
Contudo, será preciso lidar com saídas no elenco. Depois da derrota para o Foz Catarataz no último domingo (1º), o clube anunciou que o ala Romarinho, capitão, o pivô Dill e o ala Da Bonja deixaram o grupo de jogadores.
LNF em 2025
ACBF, Atlântico e Assoeva já confirmaram que participarão da Liga Nacional em 2025, ano em que o campeonato chega a 30ª edição.
23ª e última rodada da LNF 2024
Todos os jogos estão marcados para sábado (7), às 19h
- ACBF x São Lourenço - Carlos Barbosa (RS)
- Atlântico x Esporte Futuro - Erechim (RS)
- Campo Mourão x Assoeva - Campo Mourão (PR)
- Joinville x Magnus - Joinville (SC)
- Brasília x Praia Clube - Brasília (DF)
- Cascavel x Blumenau - Cascavel (PR)
- Taubaté x Jaraguá - Taubaté (SP)
- São José x Tubarão - São José dos Campos (SP)
- Umuarama x Santo André - Umuarama (SP)
- Foz Catarataz x Esporte Futuro - Foz do Iguaçu (PR)
- Joaçaba x Minas Tênis Clube - Joaçaba (SC)
- Pato x Marreco - Pato Branco (PR)
*Marreco x Praia Clube (18ª rodada) e Tubarão x Pato Futsal (20ª rodada) são jogos atrasados ocorrem nesta quarta-feira (4), às 20h, no Paraná.