A seleção brasileira de futsal nanismo está entre as 12 equipes da primeira Copa do Mundo da modalidade. A estreia do Brasil está prevista para esta terça-feira (7), às 19h15min contra o Resto do Mundo, seleção que reúne jogadores de Japão, Espanha e França. Esta prevista transmissão pelo Youtube.
A competição ocorre em Buenos Aires, na Argentina, e se estende até o próximo domingo (12). O evento é organizado pela Federação Internacional de Futebol de Nanismo. A seleção brasileira é administrada pela Associação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (Aben).
Conforme conta um dos jogadores brasileiros, o pivô gaúcho Lorenzo da Fré, de 29 anos, os integrantes da seleção foram escolhidos em uma seletiva no Rio de Janeiro e, por meio da análise do elenco que participou da primeira Copa do Brasil de futsal nanismo, em junho deste ano, também no Rio. A comissão técnica é formada por 16 atletas, mais nove pessoas de comissão técnica e diretoria.
— Jamais esperaria participar de uma copa. Todo criança sonha em ser jogador e participar de uma copa. Ainda mais eu, que tenho uma condição física diferente e que não poderia jogar futebol profissional. É um privilégio representar a seleção. É um sonho sendo realizado — afirma Lorenzo.
Ao todo, são quatro gaúchos na seleção. Além de Lorenzo, que, atualmente, mora em São Paulo, há José Tolfo, de Caxias do Sul, Nathan Chagas, de Capão do Cipó, e Oromar Miranda, de Tapes.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) custeou as passagens aéreas para a equipe, seguros de viagem e uniformes para a delegação. A pré-temporada da chamada 'Seleção Brasa' foi no Rio de Janeiro, durante duas semanas, com sedes na Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) e na cidade de Magé, no interior do Rio.
A Copa do Mundo de Futsal Nanismo tem três grupos com quatro equipes cada. As demais seleções participantes são Argentina, Paraguai, México, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Marrocos, Colômbia, Estados Unidos.