O lado físico, técnico e mental andam lado a lado no futsal. E para o técnico da Assoeva, Fernando Malafaia, esses conceitos foram determinantes para a vitória heroica — e de virada — do time de Venâncio Aires sobre a sólida equipe do Cascavel (PR), neste domingo (5), pelo jogo de ida das quartas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF).
À reportagem de GZH, Malafaia destacou quatro pontos que, para ele, ajudaram o grupo a enfrentar o momento adverso na partida e, então, buscar o triunfo sobre os paranaenses, por 5 a 4. Depois de virar o primeiro tempo perdendo por 4 a 0, no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, a Assoeva precisou reagir. E foi o que fez.
Na etapa complementar, desconstruiu a vantagem do adversário e, em pouco mais de dez minutos, marcou cinco gols e venceu a partida. Boni, Léo Borges, Kauê e Romarinho (duas vezes), marcaram os gols da Fúria Amarela; Carlão, Selbach e Zequinha fizeram os gols do Cascavel.
— Destacaria quatro pontos que, na forma que entendo futsal, foram fundamentais para a nossa vitória. O mental; acreditar que podemos ultrapassar barreiras; ter capacidade de superação nessas várias situações e, por fim, ter a compreensão e entendimento dos nossos atletas sobre qual a nossa proposta nos treinos e nos jogos — explica o treinador.
Com o placar, a Assoeva tem a vantagem para o segundo jogo. Precisa de apenas um empate no duelo de volta, que ocorrerá na próxima segunda-feira (13), no Ginásio Coopavel, em Cascavel, no Paraná. Em caso de derrota no tempo normal, haverá prorrogação, e o Cascavel terá a vantagem de jogar pelo empate.
— Sempre estimulo o grupo de jogadores a não desacreditar diante de uma situação adversa, ou seja, não podemos deixar nada inibir o que temos como propósito em quadra. Precisamos ter a capacidade e o equilíbrio emocional, e, claro, ter conteúdo. Tudo isso, contra o time do Cascavel, foi preponderante para termos mais posse no resto do primeiro tempo e desacelerar o ritmo de jogo deles. Isso é treinado e orquestrado. Nosso elenco tem qualidade e contou com o apoio e incentivo da nossa torcida, que foi nosso gás nesse primeiro jogo das quartas de final da Liga Nacional — explicou Malafaia.
Defesa é ponto de alerta
No entanto, apesar do êxito e dos pontos ressaltados pelo técnico da equipe de Venâncio Aires pela competição nacional, Malafaia chama a atenção para a quantidade de gols sofridos nos últimos dois jogos. Foram nove. Cinco na derrota para Sercca (5 a 4), pela ida das quartas de final do Gauchão, e os quatro contra o Cascavel, apesar do triunfo.
—Estou debruçado sobre os equívocos que nossa defesa teve recentemente. Temos que trabalhar a agressividade. Isso não pode acontecer. Precisamos equilíbrio para trabalhar isso — falou o comandante da Assoeva.
Na próxima sexta-feira (10), às 20h, no Ginásio Maurílio Rodrigues da Silva, o time de Venâncio Aires entra em quadra contra a Sercca, em Casca, pelo jogo de volta das quartas de final do Gauchão de Futsal. Precisa vencer para levar o jogo para a prorrogação, já que perdeu a partida de ida, em casa, por 5 a 4.