A última comemoração das oitavas de final do Gauchão de Fusal foi em Passo Fundo. Os donos da casa venceram Santa Rosa por 3 a 2 na noite desta segunda-feira (23), na Arena Comercial, e conquistaram a vaga para as quartas do Gauchão de Futsal 2023.
Passo Fundo se soma à Afucs (Seberi), ACBF (Carlos Barbosa), Uruguaianense (Uruguaiana), Carazinho, Lagoa (Lagoa Vermelha), Sercca (Casca), e Assoeva (Venâncio Aires), na fase seguinte. Veja aqui como ficaram os cruzamentos.
O primeiro gol do jogo foi dos visitantes, que pareceram não se intimidar com o grande público da Arena Comercial. Marquinhos, pelo lado direito, conseguiu passe para Dudi, que finalizou da entrada da área para o 1 a 0.
A partir do gol, o Passo Fundo tomou as rédeas da partida, com várias finalizações que paravam no goleiro Buyu, ou não acertavam o alvo. Foi o caso da chance que Jackson teve aos 9 minutos. A bola foi rebatida para a lateral, e, ao tentar pegá-la, junto ao banco do Santa Rosa, houve o desnecessário "empurra empurra" entre os atletas de ambos os times, o que paralisou brevemente a partida.
O empate veio quando faltavam 2 segundos para o fim da etapa inicial. Cabreúva bateu cruzado para a área, e Pato completou para o gol.
Quem deu assistência no primeiro tempo fez o gol no segundo. Marquinhos, depois de Dudi entrar a dribles na área, aproveitou a sobra e colocou Santa Rosa à frente do placar novamente, aos 3 minutos. A vantagem durou pouco. Menos de um minuto depois, Passo Fundo empatou com Pato. Mais uma vez, o pivô mostrou qualidade ao completar de primeira o lançamento de Jackson.
E coube ao nome do jogo dar origem ao terceiro gol dos mandantes. Tapejara derrubou Pato na área. Pênalti indiscutível marcado faltando 2min43seg para o fim da partida. Jackson cobrou no canto direito, embaixo, para a virada do Passo Fundo e confirmar a classificação que faltava às quartas de final do Gauchão de Futsal.