O Rio Grande do Sul não tem mais chances de vencer a 1ª Divisão da Taça Brasil de futsal masculino neste ano. A ABF, de São Lourenço do Sul, voltou a ser derrotada nesta quinta-feira (31), na última rodada da fase classificatória. Os gaúchos perderam para a Associação Atlética Balsas, do Maranhão, que terminou em primeiro lugar no Grupo A. O placar final foi de 4 a 1 para os maranhenses.
No primeiro tempo, Cristiano e Profeta abriram vantagem para o Balsas. Com menos de cinco minutos da etapa complementar, Profeta, outra vez, e Rani, colocaram o placar em 4 a 0 para o time do Maranhão. A ABF só foi descontar com Schuch.
O Grupo A terminou com Balsas (MA) em primeiro, com nove pontos, seguida do Grêmio da Amazônia, com seis. Os dois passam às semifinais. ABF e Brasília, com um ponto cada, foram eliminados. Na outra chave, se classificaram o Campo Largo (PI) em primeiro, e o Estrela Manaus (AM) em segundo. Nesta sexta (1º), pelas semifinais, jogam Balsas x Estrela Manaus e Grêmio x Campo Largo.
A ABF foi indicada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) por ter sido campeão da Série Ouro em 2022, a principal competição masculina da entidade. Sem ser um time totalmente profissional, a ABF já sofreu bastante na Divisão Especial da Taça Brasil na temporada passada, perdendo os quatro jogos que disputou em Joinville (SC), marcando cinco e levando 38 gols. O desempenho ruim provocou o rebaixamento à primeira divisão da competição em 2023.
Agora, o foco do time "Lourenciano" passa a ser a Série Ouro do Estadual. A ABF já tem vaga garantidas nas quartas de final, mas ainda precisa fazer duas partidas pela fase classificatória, contra União Independente (São Sepé) e UFSM (Santa Maria), em casa, nos dias 9 e 16 de setembro.