A principal competição no formato mata-mata, da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), começa neste sábado (12), com a participação de oito equipes. Entre elas, as três maiores do Rio Grande do Sul: ACBF, de Carlos Barbosa; Atlântico, de Erechim; e Assoeva, de Venâncio Aires. Os jogos vão até dezembro.
A principal motivação é a vaga que o campeão desta edição terá na Copa do Brasil 2024. Com as saídas das competições da Federação nos últimos anos, os três maiores clubes do Estado ficaram impedidos de participar de torneios nacionais, chancelados pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), como Taça Brasil, Copa do Brasil e Supercopa, ou Conmebol, como a Copa Libertadores da América.
Os oito times foram divididos em duas chaves e jogarão a primeira fase em turno e returno, classificando-se dois representantes de cada grupo para as semifinais, que serão no formato mata-mata, assim como a decisão do campeonato. No Grupo A estão ACBF, Assoeva, Bela Vista (Montenegro) e SER Santiago; e no B aparecem Atlântico, Galvão (Gravataí), São José (Cachoeira do Sul) e Sercesa (Carazinho).
Primeira Rodada - Copa RS 2023
Sábado (12/8)
13h - Atlântico x Galvão, em Erechim
19h - São José x Sercesa, em Cachoeira do Sul
20h - Bela Vista x ACBF, em Montenegro
Terça (22/8)
20h - Assoeva x SER Santiago, em Venâncio Aires