O Gauchão Feminino será decidido, pela terceira temporada consecutiva, na Arena do Grêmio. O clássico Gre-Nal está marcado para sábado (23), às 16h. Na ida, as Gurias Gremistas venceram por 2 a 0 no Beira-Rio.
Nos dois anos anteriores, cada time ficou com uma taça. Em 2022, o primeiro Gre-Nal terminou empatado em 1 a 1 no Beira-Rio. Depois, na Arena, as Gurias Gremistas fizeram valer o mando de campo e venceram por 4 a 1, confirmando o segundo título desde a retomada do departamento.
Em 2023, mais uma decisão na Arena do Grêmio. No confronto de ida, as Gurias Coloradas haviam vencido por 2 a 0 no Beira-Rio. Depois, na casa tricolor, o 1 a 1 prevaleceu, deixando o título com o Inter.
Agora, em 2024, mais um título gaúcho será decidido na Arena. Como têm a vantagem, as Gurias Gremistas podem até perder por um gol de diferença que ficarão com a taça. O Inter precisará de um triunfo por dois gols de diferença para forçar os pênaltis ou de uma vitória por três ou mais gols para ser campeão no tempo normal.
Finais na Arena do Grêmio
2022 - Grêmio 4x1 Inter (jogo de volta)
Gols: Cássia (9'/1º), Luany (12'/1º), Karla Alves (18'/1º) e Caty (29'/2º). Fabi Simões (11'/2º)
Grêmio: Lorena; Sinara , Tuani (Mónica Ramos), Pati Maldaner e Jéssica Soares; Jéssica Peña, Karla Alves e Rafa Levis (Caty); Luany (Dani Ortolan), Cássia e Lais Estevam (Dani Barão). Técnica: Patrícia Gusmão.
Inter: Mayara; Belinha, Bruna Benites, Sorriso (Isa Haas) e Eskerdinha (Biazinha); Juliana Ferreira, Djeni e Capelinha; Maiara (Priscila), Fabi Simões e Lelê (Mileninha). Técnico: Maurício Salgado.
Como a partida de ida havia terminado empatada em 1 a 1, as Gurias Gremistas foram campeãs gaúchas.
2023 - Grêmio 1x1 Inter (jogo de volta)
Gols: Priscila (48'/1º) e Pati Maldaner (13'/2º)
Grêmio: Vivi; Paola Kichler (Gabizinha), Pati Maldaner, Mónica Ramos e Raissa Bahia; Jessica Peña (Duda Pedra), Karla Alves (Kelly Restrepo) e Rafa Levis (Caty); Dani Barão, Shashá e Raquel Fernandes. Técnico: Tchelo.
Inter: Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni (Carlinha) e Leticia Monteiro (Zóio); Soll (Analuyza), Belén Aquino (Fabiola Sandoval) e Priscila (Carla Nunes). Técnico: Lucas Piccinato.
Como a partida de ida terminou com vitória do Inter, por 2 a 0, as Gurias Coloradas foram campeãs gaúchas.