Uma semana nunca foi tão Gre-Nal quanto a última. Além de ter as atenções voltadas para o clássico no Brasileirão masculino, disputado no sábado (19), as duas equipes também focaram-se no duelo do Gauchão Feminino.
A partir das 15h deste domingo (20), Inter e Grêmio se enfrentarão pela terceira rodada do Estadual. O embate pode valer a liderança da competição e, também, será o combustível para lutar pelo título.
— Para mim, é um jogo-chave. É importante para a nossa classificação. Obviamente, a gente quer dar sequência ao número de vitórias e classificar em primeiro lugar. Já estamos pensando no que a gente pode fazer para surpreender as nossas adversárias. (É um) Jogo extremamente importante para nossa classificação. É vitória ou vitória — afirmou a goleira Vivi, do Grêmio, em entrevista ao Resenha das Gurias.
Vencedor do último Gre-Nal, o Tricolor almeja manter os 100% de aproveitamento no Gauchão e, consequentemente, a liderança da competição. O Grêmio goleou Elite e Brasil-Far nas rodadas iniciais.
Do outro lado, está um Inter que também chega invicto, mas vem de um empate que gerou frustração no último domingo. Após golear o Futebol com Vida, ficou no 0 a 0 com o Juventude. Agora, quer recuperar-se diante do maior rival.
— É um dos maiores clássicos do Brasil e do mundo. Os jogos são bem disputados, todo mundo quer defender o seu escudo, mas é como eu falo, tem que ter muito respeito — avaliou a lateral Katrine, do Inter, ao Resenha das Gurias.
O clássico ainda pode valer a liderança do Gauchão. Se vencer, o Grêmio permanecerá na ponta da tabela. O Inter, se triunfar sem sofrer gols, assumirá a primeira colocação. Agora, se o Gre-Nal terminar empatado com gols, o Juventude poderá ser o líder.
Cenários da rodada
No Gauchão Feminino, o saldo de gols e os gols marcados não são critérios de desempate. Por conta disso, após o número de vitórias, o que define as colocações é, na ordem: número gols sofridos, cartões vermelhos e amarelos. Até então, os três primeiros colocados (Grêmio, Inter e Juventude) não tiveram a defesa vazada.
Por conta disso, o cenário do Gre-Nal é o seguinte:
- Para o Grêmio ser líder: qualquer vitória no clássico;
- Para o Inter ser líder: qualquer vitória sem sofrer gols no clássico. Se vencer com a defesa sendo vazada, terá de torcer para que o Juventude também sofra gols do Futebol com Vida.
Fórmula de disputa
Na segunda fase do Estadual, os seis times se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam aos mata-matas. Após o Gre-Nal, o Grêmio ainda terá enfrentamentos contra Juventude e Futebol com Vida. Enquanto o Inter ainda duelará com Elite e Brasil-Far.
Retrospecto do clássico
Desde que as equipes retomaram os departamentos, em 2017, já foram realizados 21 clássicos. A vantagem, até então, é colorada. São nove vitórias do Inter, cinco do Grêmio e sete empates. Além de 33 gols marcados pelas Gurias Coloradas e 24 pelas Gurias Gremistas.
O recorte recente, no entanto, é favorável ao Tricolor. Nos últimos cinco Gre-Nais, o Grêmio venceu três, empatou um e perdeu outro. O único tropeço foi na final do último Gauchão: 2 a 0 no Beira-Rio, no confronto de ida. Com o 1 a 1 na volta, as Gurias Coloradas foram campeãs.
No Sesc Protásio Alves, este será o quarto clássico. Até então, ninguém tem favoritismo neste palco. O primeiro clássico registrou vitória do Inter (4x0), o segundo terminou empatado (2x2) e o último contou com triunfo do Grêmio (2x0).
Por fim, no torneio estadual, são 15 Gre-Nais disputados. O Colorado tem a vantagem, com cinco vitórias contra três do Tricolor. Os empates, no entanto, são os resultados mais constantes: sete.