O Grêmio já está entre os oito melhores times de futebol feminino do Brasil. Após vencer o Real Brasília, por 2 a 0, neste sábado (17), o Tricolor confirmou sua classificação às quartas de final do Brasileirão Feminino. A vitória, que garantiu a ascensão com uma rodada de antecedência, foi construída com gols de Cássia e Giovaninha, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Agora, as Gurias Gremistas ainda terão um compromisso pela frente, válido pela primeira fase, na quarta-feira, contra o São Paulo, fora de casa.
A escalação, que garantiu a classificação antecipada, teve três baixas em relação ao time que havia vencido o Atlético-MG antes da paralisação para a disputa dos Jogos Olímpicos. A goleira Lorena, com lesão no joelho, deu lugar à Vivi entre as titulares. Ainda na defesa, Mónica Ramos foi improvisada na lateral direita, por conta da suspensão de Dani Barão. Enquanto, na esquerda, Shashá foi opção na ausência de Raissa Bahia, também suspensa. A zaga foi mantida com Brito e Tayla.
No meio de campo, Jessica Peña e Dayana Rodríguez ganharam a companhia de Rafa Levis, que reconquistou sua vaga entre as 11. Já o ataque teve Raquel Fernandes e Giovaninha nas pontas, com Cássia sendo a referência.
A partida iniciou muito estudada, com diversas disputas no meio de campo e a dificuldade dos dois times em criar jogadas de perigo. A primeira chegada à área foi do Real Brasília, aos 8 minutos, após Keke lançar a bola para que Katielle tentasse o chute cruzado, mas parasse em Vivi.
O Tricolor respondeu na sequência, exigindo as primeiras defesas de Dida. Aos 19, Cássia invadiu a área e arriscou fraco, praticamente como um recuo para as mãos da goleira adversária. E voltou a levar perigo aos 26, em cobrança de falta de Rafa Levis, que Dida afastou em escanteio. Depois ainda teve uma finalização de Giovaninha, por cima do gol.
De tanto insistir, as Gurias Gremistas conseguiram abrir o placar aos 28. Mónica Ramos lançou a bola da defesa, Petra se atrapalhou e Cássia estava atenta para ficar com a bola e sair cara a cara com a goleira Dida. A artilheira não perdoou e, de pé direito, estufou as redes.
Depois do primeiro, o Grêmio não teve dificuldades para confirmar a vitória. Aos 32, Rafa Levis lançou a bola do meio de campo para que Raquel Fernandes recebesse de costas e ajeitasse para Giovaninha, na entrada da área. A atacante passou pela zagueira e não teve dificuldades para mandar com o pé esquerdo para o gol. Era a vantagem tricolor sendo construída antes mesmo do intervalo.
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com o mesmo ímpeto do primeiro. Após vacilo da defesa do Real Brasília, a bola sobrou para que Raquel Fernandes arriscasse chute cruzado, da pequena área, mas parasse em grande defesa de Dida, com os pés.
O adversário, que luta contra o rebaixamento, não conseguiu esboçar reação, e sofreu com as oportunidades criadas pelo Tricolor. O Real Brasília construiu suas chances através do talento de Ju Oliveira, mas não chegou a levar perigo à meta de Vivi.
O Grêmio chegou a pressionar, e teve oportunidades em finalizações de Raquel Fernandes e Gisele. Mas ficou nisso. O placar não foi alterado, e o Tricolor venceu por 2 a 0 para confirmar sua vaga às quartas de final. Na próxima quarta-feira (21), as Gurias Gremistas voltarão a campo pela primeira fase, contra o São Paulo, fora de casa. O jogo, no CT de Cotia, às 15h, definirá o chaveamento dos mata-matas.
BRASILEIRÃO FEMININO — 14ª RODADA — 17/8/2024
GRÊMIO (2)
Vivi Holzel; Mónica Ramos, Brito, Tayla e Shashá; Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Rafa Levis (Gisele, 20'/2ºT); Raquel Fernandes, Giovaninha (Luana Spindler, 32'/2ºT) e Cássia (Pri Back, 39'/2ºT). Técnica: Thaissan Passos.
REAL BRASÍLIA (0)
Dida; Maria Dias (Laine, 15'/2ºT), Isabela (Kim, 37'/1ºT), Petra Cabrera e Luciana; Keke (India, 39'/2ºT), Baião, Maiara e Pitty; Ju Oliveira e Katielle (Marcela Guedes, 15'/2ºT). Técnico: Dedê Ramos.
GOLS: Cássia, aos 28min, e Giovaninha, aos 32min, do 1º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Pitty, Isabela, Petra Cabrera (R); Dayana Rodríguez, Giovaninha (G)
LOCAL: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul
ARBITRAGEM: Gisele Ferreira da Silva (MA), auxiliada por Jeissyevan Gonçalves (RS) e Estefani Adriati da Rosa (RS).
PRÓXIMO JOGO
BRASILEIRÃO FEMININO — 15ª RODADA
21/8/2024 — 15h
CT DE COTIA - SÃO PAULO
SÃO PAULO x GRÊMIO