O Grêmio tentou, saiu na frente, mas não conseguiu a vantagem no Estádio Centenário pelas quartas de final do Brasileirão Feminino. O Tricolor marcou o primeiro gol, com Cássia, de pênalti, mas viu o São Paulo buscar a virada, em 2 a 1, com dois de Aline Milene. A derrota desta segunda-feira (26) faz com que o time gaúcho precise vencer a partida de quinta-feira (29), às 14h45min, no Canindé, em São Paulo, para sonhar com vaga às semis.
Em busca de um resultado diferente do visto na última rodada, diante do mesmo adversário, a técnica Thaissan Passos promoveu três mudanças no time. A goleira Lorena, recuperada de lesão no joelho, retomou a vaga entre as titulares. Ainda na defesa, Tayla, após cumprir suspensão, ficou à disposição e formou a dupla de zaga com Mónica Ramos. O setor ainda foi composto por Dani Barão, na lateral direita, e Raissa Bahia, na esquerda.
Do meio para frente, só uma alteração. A linha de três foi formada por Jessica Peña e Dayana Rodríguez, mais recuadas, e Raquel Fernandes à frente. Já o ataque teve Ludmila na ponta direita, após recuperar-se de lesão, e Giovaninha na esquerda, com Cássia como referência.
O Grêmio teve a primeira oportunidade, aos 6 minutos, em cobrança de falta de Raquel Fernandes, que Tayla conseguiu desviar de cabeça, mas muito fraco, nas mãos da goleira Carlinha. Porém, o gol não demorou muito a vir. Aos 13, Dayana Rodríguez tentou a finalização da área, e Aline Milene desviou com o braço direito. Seis minutos depois, quando a bola parou, o VAR recomendou a revisão, e a árbitra Tainan Somensi assinalou a penalidade.
Aí era tudo com a artilheira Cássia. A centroavante assumiu a responsabilidade, e cobrou com perfeição: bola no cantinho direito, e a goleira Carlinha caída para a esquerda. Era o Grêmio com a vantagem nas quartas do Brasileirão.
O Tricolor quase ampliou aos 22, em jogada de Giovaninha pela esquerda. A atacante cruzou rasteiro para Raissa Bahia finalizar no centro da área, mas mandar para fora, muito próximo da trave esquerda do time paulista.
Reação do São Paulo
O São Paulo pouco assustava o Grêmio na etapa inicial. O adversário tinha desperdiçado oportunidades com Dudinha e Ariel, em finalizações de dentro da área. Mas conseguiu buscar o empate no final do primeiro tempo.
Aos 47 minutos, após cobrança de escanteio, a bola foi mal afastada e sobrou para Aline Milene na entrada da área. A meia bateu de primeira, no cantinho esquerdo de Lorena, e deixou tudo igual antes do intervalo.
O segundo tempo se iniciou mais lento do que o primeiro, com poucas chances para os dois lados. O Grêmio teve uma (quase) oportunidade aos 14. Após falta cobrada por Raquel Fernandes à área, a bola sobrou para Dani Barão, mas na hora de finalizar, a lateral acabou furando. Percebendo as dificuldades do seu time, Thaissan Passos promoveu duas alteração: Caty foi para o jogo no lugar de Ludmila, e Rafa Levis entrou na vaga de Jessica Peña.
Mas quem melhorou, e conseguiu o gol, foi o São Paulo. Aos 32 minutos, Leticia Alves cruzou quase da linha de fundo para que Aline Milene aparecesse sozinha, no centro da área, e pudesse dominar de peito e mandar com o pé direito para a rede. Era a virada do Tricolor paulista no Centenário.
O Grêmio teve a chance de empatar aos 40. Raquel Fernandes fez a jogada pelo meio, e serviu Caty na ponta esquerda. A atacante entrou na área e arriscou o chute, mas mandou pela linha de fundo. Os minutos finais foram de muita pressão das Gurias Gremistas. Mas de nada adiantou. O São Paulo segurou-se bem e levou a vantagem na ida das quartas de final.
BRASILEIRÃO FEMININO — QUARTAS DE FINAL (IDA— 26/8/2024
GRÊMIO (1)
Lorena; Dani Barão, Mónica Ramos, Tayla e Raissa Bahia; Jessica Peña (Rafa Levis, 24'/2ºT), Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes; Ludmila (Caty, 17'/2ºT), Giovaninha (Shashá, 34'/2ºT) e Cássia. Técnica: Thaissan Passos.
SÃO PAULO (2)
Carlinha; Leticia Alves, Kaká, Ana Alice e Bia Menezes; Robinha (Maressa, INT), Aline Milene (Vivian, 41'/2ºT) e Camilinha (Rafa Mineira, 24'/2ºT); Mariana Santos, Dudinha (Isa Guimarães, 42'/2ºT) e Ariel Godoi (Laryh, 20'/2ºT). Técnico: Thiago Viana.
GOLS: Cássia (G), aos 19min, e Aline Milene (S), aos 47min, do 1º tempo, e aos 32min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Raquel Fernandes, Raissa Bahia (G); Leticia Alves, Bia Menezes (S)
LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
ARBITRAGEM: Tainan Bordignon Somensi (SC), auxiliada por Estefani Adriati Estrela Da Rosa (RS) e Ariela Duarte Da Silveira (RS). VAR: Philip Georg Bennet (RJ).
PRÓXIMO JOGO
São Paulo x Grêmio
Quinta-feira (29), às 14h45min
Canindé, em São Paulo
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.