O sonho se repete e, em 2024, as Gurias do Yucumã almejam reconquistar a vaga ao Brasileirão Feminino A-3. Para voltar ao cenário nacional, o time rubro-negro terá de fazer uma campanha superior aos outros seis times do Interior que disputam o Gauchão Feminino.
O primeiro desafio será já neste domingo (18), às 15h, contra o Vidal Pro. O duelo ocorre na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha.
— A gente sabe que vai ser uma partida bem difícil, fora de casa. Toda estreia é diferente, e tem um peso diferente. Esperamos um adversário duro, com estilo gaúcho. Mas vamos para buscar os três pontos — afirmou o técnico Cristofer Macalli, em entrevista a Zero Hora.
Com o objetivo de fazer uma boa campanha, o Flamengo de Tenente Portela iniciou a preparação ainda em janeiro, com treinamentos de segunda a sábado, pela primeira vez. O foco são em trabalhos táticos e físicos, além de academia duas vezes por semana. A respeito do elenco, o objetivo foi buscar atletas mais experientes para mesclar com as jovens que já estavam no clube.
— Quando cheguei, começamos as negociações para montagem do elenco, que era bem jovem, visando agregar qualidade e quantidade também. Aguardamos o encerramento de algumas fases da Série A-3 e fomos entrando em contato com algumas atletas para agregar experiência — explicou o treinador.
Atualmente, são 21 atletas à disposição. Entre as jogadoras já anunciadas, algumas que disputaram a competição nacional pelo Brasil-Far, como a zagueira Laiza, a lateral Duda Kroth e a meia Xing. A meta é trabalhar com, no máximo, 25 nomes para buscar a vaga à Série A-3.
— A gente sabe da responsabilidade tem. Da história do clube, apesar de ser novo. Mas já tem já passagem na Série A-3. Nosso objetivo é realmente conquistar a vaga da Série A-3. Então, estamos trabalhando para fazer uma boa primeira fase, passar para a segunda e ficar com a vaga — finalizou o treinador.
O Flamengo conquistou a vaga à competição nacional em 2021, com o título do Interior no Gauchão. Em 2024, a meta é repetir aquela campanha.
Elenco do Flamengo de Tenente Portela
- Goleiras: Thamires Torres e Maria Eduarda Bulcão
- Laterais: Pamela Cardoso, Rhayani Marques, Amanda Sousa e Duda Kroth
- Zagueiras: Andressa Kreski, Monique Santos, Amanda Santos e Laiza Benítez
- Meio-campistas: Nadine Van Ass, Júlia Aquino, Karol Miranda, Michele Silva, Xing e Rafaela Amorim
- Atacantes: Anelise Esquivel, Letícia Woll, Juliane Kollett, Kimberllyn Rodrigues e Thawanne Mirella