As Gurias Jaconeras disputarão a elite do Brasileirão Feminino na próxima temporada. A confirmação veio nesta terça-feira (9), após o empate em 2 a 2 com o Fortaleza, no Alfredo Jaconi. A igualdade servia, já que o Alviverde havia vencido a partida de ida, no Ceará, por 1 a 0.
Esta foi, ainda, a primeira vez que um time do Interior gaúcho chegou à Série A-1 do Brasileirão Feminino. A conquista vem após quatro anos de reabertura do departamento. São três com o técnico Luciano Brandalise à frente da equipe.
— Passa um filme na cabeça da gente. Assumimos o Juventude sem série. Fomos buscar a Série A-3, nós buscamos a Série A-2 e agora a Série A-1. E vamos lutar. Chegamos ao topo, e não queremos mais sair — afirmou o treinador.
Ao longo da Série A-2, o Juventude fez uma campanha sem sustos. Foram cinco vitórias, três derrotas e apenas um empate. Foram 14 gols marcados e nove sofridos. Tudo isso logo no primeiro ano disputando a Segunda Divisão do Brasileirão Feminino.
— Verde é a cor do acesso. Eu acho que isso tava escrito A gente batalhou muito. Vontade, determinação, garra, amor ao futebol não faltou. Isso não faltou. A gente respeita todo mundo, estuda muito, gosta muito do futebol. Isso aí, eu acho que tava escrito — completou Brandalise, com a voz embargada na saída do gramado:
— Eu falava para as meninas que nós não íamos subir na Série A-1 sem esforço, sem dedicação. E acho que é fundamental elas verem a união da comissão técnica. Um lutando pelo outro, um ajudando o outro. Elas sabem que se nós estamos lutando com unhas e dentes para buscar o objetivo, elas vêm atrás, elas se dedicam, elas buscam isso. Eu acho que isso aí contagia o grupo de atletas, e a gente busca todo dia crescer como professor, como técnico, como coordenadora para chegar o mais longe possível. E dar dois acessos para o Juventude é uma realização profissional.
Agora, as Gurias Jaconeras buscarão o título do Brasileirão Feminino A-2. O próximo desafio é a semifinal, diante do 3B da Amazônia. A primeira partida será em Caxias do Sul, e o duelo de volta ocorre em Manaus. A CBF ainda não divulgou as datas dos jogos.