As Gurias Gremistas não tiveram a melhor sorte em Santana de Parnaíba na tarde desta segunda-feira (22). Sonhando com uma vitória para ingressar no G-4, o Tricolor desperdiçou as oportunidades que teve, e viu o Bragantino balançar as redes no apagar das luzes, com Isa Rangel, para garantir o 1 a 0. O resultado deixa o Grêmio na oitava colocação, com nove pontos.
A técnica Thaissan Passos optou por iniciar o jogo com Vivi entre as titulares, no lugar de Lorena. De acordo com o Tricolor, a mudança ocorreu por preservação, já que a goleira está voltando de lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo e o Bragantino atua em gramado sintético. A defesa ainda foi composta por Dani Barão, Mónica Ramos, Raissa Bahia e Brito, que substituiu Tayla, com desgaste muscular.
O meio de campo foi formado pelas mesmas três atletas que disputaram o Gre-Nal, com Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes. À frente, mais uma novidade: Cássia, após cumprir suspensão, voltou ao 11 inicial. Ao lado dela, jogaram Caty e Giovaninha.
O Bragantino começou melhor, pressionando o Grêmio em busca do gol. A primeira boa oportunidade veio aos 9 minutos, após cobrança de falta de Jane Tavares, que a zagueira Débora cabeceou sobre a trave.
O domínio das mandantes, no entanto, durou pouco tempo. Logo o Grêmio igualou as ações e teve melhor oportunidade aos 23, após bola enfiada por Dayana Rodríguez, que Cássia mandou para fora. Três minutos depois, mais uma chance com a centroavante do Grêmio. Depois de falta cobrada por Raissa Bahia, pelo lado direito, Cássia subiu sozinha e cabeceou por cima da meta.
O primeiro tempo se encerrou com mais uma grande chance para cada lado. Após passe curto de Cássia, Giovaninha arriscou da meia-lua, e parou em defesa da goleira Alice, aos 40. Quatro minutos depois, foi a vez de o Bragantino responder. Em falta frontal cobrada por Karol Bermudez, que terminou nas mãos de Vivi.
Na etapa complementar, o Tricolor teve sua primeira oportunidade com Rafa Levis, que acabara de entrar. Após receber de Giovaninha, a camisa 10 avançou até a entrada da grande área e finalizou para fora. O Grêmio insistia em finalizações de longe para tentar balançar as redes. Aos 16, foi Dani Barão quem arriscou, do corredor direito, mas parou em Alice.
O Bragantino tentou responder da mesma forma, aos 24. Em falta da meia-direita, Karol Bermúdez mandou direto à meta, mas Vivi espalmou para longe.
Quatro minutos depois, já veio mais uma chance do Grêmio, que levava mais perigo à defesa adversária. Após receber de Manu Balbinot, Cássia bateu cruzado e a bola passou raspando pela trave direita de Alice. Aos 29, mais uma chance. Shashá tentou encobrir a goleira do Bragantino, mas Alice tirou com a mão direita.
A pressão era toda do Grêmio, que tinha as oportunidades mais claras de sair com a vantagem. Mas como não marcou, viu o Bragantino fazer valer o fator local e contar com a sorte de Isa Rangel para balançar as redes, aos 41. A atacante, que acabara de entrar, recebeu na direita e avançou em velocidade para vencer a marcação de Brito e surpreender a goleira Vivi. A bola chegou a bater no travessão antes de morrer no fundo das redes, sacramentando a vitória das paulistas.
BRASILEIRÃO FEMININO - 6ª RODADA - 22/4/2024
BRAGANTINO (1)
Alice; Débora, Stella, Leticia Telles (Ingryd, 35'/2º) e Rhay Coutinho; Karol Bermudez, Catalina Ongaro (Lelê, 14'/2º) e Jane Tavares (Leticia Pires, 27'/2º); Emily, Paulina Gramaglia (Isa Rangel, 35'/2º) e Laís (Thayslane, 14'/2º). Técnico: Humberto Simão.
GRÊMIO (0)
Vivi Holzel; Dani Barão, Brito, Mónica Ramos e Raissa Bahia; Jessica Peña (Rafa Levis, INT), Dayana Rodríguez (Manu Balbinot, 26'/2º) e Raquel Fernandes; Caty (Cássia, 18'/2º), Giovaninha (Bia Santos, 26'/2º) e Cássia. Técnica: Thaissan Passos.
GOLS: Isa Rangel, aos 41 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Leticia Telles, Leticia Pires e Rhay Coutinho (B); Mónica Ramos, Raissa Bahia (G)
ARBITRAGEM: Elizabete Esmeralda Cordeiro dos Santos Gomes (CE), auxiliada por Marcela de Almeida Silva (SP) e Viviane Pereira Lopes (SP).
LOCAL: Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba-SP.
PRÓXIMO JOGO
Grêmio x Avaí Kindermann
Sábado (27), às 11h
CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul