A CBF formalizou uma novidade na estrutura das seleções femininas. Cris Gambaré, que estava atuando como diretora do Corinthians, foi anunciada como coordenadora técnica. O comunicado ocorreu nesta quarta-feira (20), na sede da entidade, ao lado do presidente Ednaldo Rodrigues.
Conforme o anúncio, Cris terá a missão de colaborar de forma estreita com os técnicos das seleções de todas as categorias, além de planejar e estruturar o calendário das equipes nacionais, visando um crescimento no desempenho competitivo.
Em sua explanação, o presidente Ednaldo destacou que já era um desejo da entidade em contar com o trabalho da ex-dirigente do Corinthians. Voltando a trabalhar com o técnico Arthur Elias, a missão será a preparação do ciclo para as Olímpiadas e a Copa do Mundo de 2027.
— Já tínhamos esse desejo há muito tempo e conseguimos agora. Queremos que você possa desenvolver tudo aquilo que conhece em relação ao futebol feminino no país. A CBF vai fazer fora de campo uma seleção de pessoas que possam conquistar os objetivos que a gente almeja, principalmente nesse ciclo que vai da Olimpíada até a Copa do Mundo em 2027 que, se Deus quiser, esperamos que seja no Brasil — afirmou Ednaldo.
Antes de chegar ao cargo na Seleção, Cris Gambaré se tornou referência no Brasil pelo trabalho realizado no departamento de futebol feminino do clube paulista. Com a equipe profissional, foi pentacampeã do Brasileirão, nos anos de 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023. Foi campeã da Supercopa nas três edições da competição e também conquistou o tetracampeonato da Libertadores, em 2017, 2019, 2021 e 2023, além de ter erguido o troféu do Paulistão em cinco oportunidades.
— Saio de uma grande instituição para entrar em outra, sabendo que vou ter grandes pessoas ao lado, grandes parceiros para que a gente siga rumo a um único objetivo que é elevar o nome da Seleção Brasileira feminina e realmente fazer o melhor trabalho na modalidade dentro do nosso país. Que a gente consiga fazer o melhor para todas as categorias. Com o trabalho coletivo, constante e com muita energia, vamos alcançar os objetivos. Para isso, vamos entender nossos pares, avaliar como está cada situação e começar a direcionar para onde nós queremos ir, desde as Olimpíadas, que é algo próximo, até a Copa do Mundo, que é logo mais — destacou a nova coordenadora.
No próximo mês, Cris já irá acompanhar o grupo principal na SheBelieves Cup na data Fifa de abril. A competição dará sequência na preparação para Paris.