O rito de vestir e defender as cores do Inter terá um elemento ainda mais especial para Isa Haas. Nesta sexta-feira (6), quando pisar no gramado do Estádio Pascual Guerrero para a partida contra o Nacional, em Cali, a zagueira estará completando 120 partidas, tornando-se a atleta que mais atou pelo clube no futebol feminino.
A marca será coroada com a presença em um dos momentos mais marcantes da trajetória das Gurias Coloradas: a primeira Copa Libertadores. A trajetória de Isa Haas e Gurias Coloradas se complementam a medida em que a defensora participou desde a retomada do projeto até os últimos feitos com o desempenho esportivo.
Aos 22 anos, ela é a única remanescente da peneira realizada em 2017, quando o clube voltou com as atividades do futebol feminino. Aos passos em que o Inter foi se desenvolvendo, a jovem foi construindo seu protagonismo. Justamente no capítulo mais importante, ambas fazem parte uma da história da outra.
A chance entre 700 meninas
A relação começou em 2017. Antecipando a obrigatoriedade do futebol feminino para clubes da elite do masculino, o Inter deu os primeiros passos para a montagem de uma equipe. Para isso, uma das iniciativas foi a realização de uma peneira.
Mais de 700 atletas participaram para as mais diversas posições. Isa Haas, inclusive, se candidatou para atacante, como relembra Duda Luizelli, ex-jogadora e ex-dirigente colorada.
— Fizemos uma das maiores peneiras do futebol feminino do Brasil, com quase 700 meninas e a Isa era uma delas. Lembro que ela já era alta, forte, e ela chegou como atacante naquela peneira. Mas, pensamos: "essa guria vai ser zagueira. Vamos colocar ela na zaga que vai cair como uma luva no nosso time". E não deu outra. É uma menina fantástica. Desejo todo sucesso para ela. Vamos estar na torcida para que as Gurias Coloradas conquistem um grande resultado nesta Libertadores.
O primeiro jogo com a camisa colorada foi justamente na estreia do Gauchão de 2017. Diante do Estrela, vitória por 1 a 0, fora de casa. Foi o resultado inicial da campanha que terminaria em título, na decisão contra o Grêmio, no Beira-Rio.
No ano seguinte, uma despedida rápida. A atleta chegou a atuar por seis meses no Sevilla, da Espanha, mas retornou ao clube logo em seguida. A sequência da temporada de 2018 teve convocação e título com a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-18.
Desde então, também participou das conquistas do Brasileirão sub-18 em 2019, Campeonato Gaúcho de 2017, de 2019, 2020 e 2021, e o vice-campeonato brasileiro em 2022.
Os passos até a titularidade absoluta
Um dos responsáveis pela ascensão de Isa Haas no clube foi Maurício Salgado. Desde a sua chegada em 2019 passou a trabalhar com a defensora. Antes de sua saída para comandar o Flamengo neste segundo semestre, promoveu a atleta como titular absoluta.
A missão da jovem de 22 anos não era nada fácil. Com a saída de Sorriso para o Palmeiras, ela passou a formar a dupla de defesa com a experiente Bruna Benites. Dentro de campo, o que se viu foram atuações seguras, como se já estivesse por ali há muito tempo.
É uma jogadora que está sempre conversando sobre melhoria, evolução
MAURÍCIO SALGADO
ex-técnico do Inter e atualmente no Flamengo
—Falar da Isa é falar do DNA do Inter. É uma jogadora que tem todas as características que um técnico busca, ainda mais na posição dela. É comprometida, alta qualidade técnica, de muita raça, muito importante para o grupo, que consegue exercer uma liderança natural. Além disso, é uma jogadora que está sempre conversando sobre melhoria, evolução. Que ela possa ter muitos e muitos jogos. Foi um orgulho e um prazer ter trabalhado com ela — descreveu o técnico Maurício Salgado em contato com a reportagem de GZH.
Agora, sob comando de Lucas Piccinato, Isa também já apresentou suas credenciais no ataque. Pelo Gauchão Feminino, marcou três gols na goleada sobre o Elite, em jogo válido pela segunda rodada.
Na Copa Libertadores, o que a torcida colorada poderá ver em campo é uma atleta que buscará defender as cores do clube em todas as áreas.